Holofote

Fake news: idosos não estão proibidos de circular no Distrito Federal

Em um dos textos falsos, são previstas multa e suspensão da aposentadoria para pessoas com mais de 60 anos flagradas nas ruas

Correio Braziliense
postado em 20/03/2020 16:04
Em um dos textos falsos, são previstas multa e suspensão da aposentadoria para pessoas com mais de 60 anos flagradas nas ruasApós a publicação de vários decretos que têm regulamentado as medidas coletivas de precaução à contaminação e à disseminação do novo coronavírus, dois textos informando a proibição de idosos acima de 60 anos nas ruas e comércios do Distrito Federal passaram a circular nas redes sociais.

Uma das "notícias" refere-se ao Decreto nº 40.538, de 19 de março de 2020 (a norma pode ser conferida na íntegra no site do Palácio do Buriti), que apenas altera as demais normas para incluir o fechamento dos comércios como medida preventiva, à exceção de mercados, padarias, clínicas médicas e farmácias. O Correio apurou e constatou que a informação é falsa. Na capital, não há toque de recolher para nenhuma idade. Veja o texto modificado, repleto de erros de concordância e de pontuação:
 
Em um dos textos falsos, são previstas multa e suspensão da aposentadoria para pessoas com mais de 60 anos flagradas nas ruas

O GDF respondeu o seguinte sobre a notícia falsa:
 
"O Governo do Distrito Federal lamenta e repudia, profundamente, a circulação de informações falsas, que só contribuem para confundir e alarmar a população, especialmente diante da pandemia do coronavírus.%u200B"

Multa e aposentadoria suspensa

Outra fake news envolve o governo federal e inventa uma medida provisória que também limitaria a circulação de pessoas acima de 60 anos nas ruas do Brasil. E vai além: quem fosse flagrado teria a aposentadoria suspensa, e filhos e netos seriam multados. Confira:

Em um dos textos falsos, são previstas multa e suspensão da aposentadoria para pessoas com mais de 60 anos flagradas nas ruas

Tudo, obviamente, não passa de mentira. O Holofote entrou em contato com o Ministério da Economia, que respondeu o seguinte:

"É fake. Mas vale destacar que o atendimento nas agências está suspenso e o segurado não deve sair de casa. Deve usar o Meu INSS ou 135"

E encaminhou esse link para mais informações: https://www.inss.gov.br/segurados-sao-dispensados-da-pericia-medica-presencial


 
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto: Reprodução/WhatsApp
  • Foto: Reprodução

Tags