Holofote

Promoção de cerveja grátis da Heineken é fraude; não clique no link

Mensagem maliciosa circula no WhatsApp e pode levar a roubo de dados. Pelo menos 159 mil pessoas caíram no golpe

Correio Braziliense
postado em 17/04/2020 08:14

HeinekenÉ falsa a promoção que circula no WhatsApp, desde quinta-feira (16/4), em que a cervejaria Heineken estaria incentivando as pessoas a ficarem em casa, dando cerveja grátis. A mensagem pede para as pessoas clicarem em um link, mas as pessoas que entram no site podem ter os dados roubados.

 

"HEINEKEN - FIQUE em CASA com 4 Barris de Cerveja Grátis. Atendendo a pedidos, vamos distribuir cerveja. Olha issooo!!", desinforma o texto que circula no aplicativo de mensagem com o link malicioso. Ao clicar nele, as pessoas são encaminhadas para uma página, que diz: "Responda este rápido questionário de 1 minuto e seja um dos felizes ganhadores de nossa promoção."

 

Para não cair no golpe, evite clicar no link. O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, recomenda que quem clicou no site não compartilhe nenhuma informação privada, como senhas. Mas se já fez isso, que altere imediatamente.


Vítimas

A outra dica é usar antivírus no celular ou no computador. A Heineken também alertou que é falsa a promoção que circula no WhatsApp. A recomendação da marca é não abrir o link. O número de vítimas estimado é de pelo menos 159 mil pessoas. 

 

Com as pessoas em casa, os golpistas se aproveitam das redes sociais para promoverem falsas campanhas com marcas famosas. A recomendação é de que as pessoas fiquem atentas e não cliquem em links com promoções de marcas famosas e verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas.

 

*Estagiário sob supervisão de Guilherme Goulart

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags