Holofote

Pelo menos 159 mil já caíram no golpe de cerveja grátis no WhatsApp

Novo golpe disseminado pelo WhatsApp usa indevidamente marca famosa de cerveja para enganar vítimas com a falsa promessa de distribuir quatro barris de cerveja grátis

Correio Braziliense
postado em 17/04/2020 14:49

Heineken grátisO dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, detectou nessa quinta-feira (16/4) um novo golpe disseminado pelo WhatsApp e que utiliza indevidamente o nome da cervejaria Heineken para enganar vítimas com a falsa oferta de quatro barris de cerveja grátis.

 

Os criminosos enviam um link com um questionário como forma de distração. Os usuários são questionados sobre idade e preferência de cerveja. Ao término das perguntas, independentemente da resposta, aparece uma mensagem informando uma qualificação para ganhar quatro barris de cerveja.

 

Em seguida, as vítimas são incentivadas a compartilhar a falsa promoção com 10 contatos ou grupos. Com isso, fica concedida a permissão para receber outros golpes no aplicativo. Dessa forma, o número de vítimas estimado é de pelo menos 159 mil pessoas. 

 

Com as pessoas em casa, os golpistas se aproveitam das redes sociais para promoverem falsas campanhas com marcas famosas. A recomendação é de que as pessoas fiquem atentas e não cliquem em links com promoções de marcas famosas e verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas.

 

*Estagiário sob supervisão de Guilherme Goulart

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags