O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, detectou nessa quinta-feira (16/4) um novo golpe disseminado pelo WhatsApp e que utiliza indevidamente o nome da cervejaria Heineken para enganar vítimas com a falsa oferta de quatro barris de cerveja grátis.
Os criminosos enviam um link com um questionário como forma de distração. Os usuários são questionados sobre idade e preferência de cerveja. Ao término das perguntas, independentemente da resposta, aparece uma mensagem informando uma qualificação para ganhar quatro barris de cerveja.
Em seguida, as vítimas são incentivadas a compartilhar a falsa promoção com 10 contatos ou grupos. Com isso, fica concedida a permissão para receber outros golpes no aplicativo. Dessa forma, o número de vítimas estimado é de pelo menos 159 mil pessoas.
Com as pessoas em casa, os golpistas se aproveitam das redes sociais para promoverem falsas campanhas com marcas famosas. A recomendação é de que as pessoas fiquem atentas e não cliquem em links com promoções de marcas famosas e verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas.
*Estagiário sob supervisão de Guilherme Goulart
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