Holofote

Cuidado! Limpar chave de carro com álcool em gel pode oferecer riscos

Segundo perita criminal da Polícia Civil do DF, a substância tem chance de provocar faísca a partir da corrente elétrica gerada pela ignição do veículo

Correio Braziliense
postado em 16/06/2020 17:47
Segundo perita criminal da Polícia Civil do DF, a substância tem chance de provocar faísca a partir da corrente elétrica gerada pela ignição do veículoEntre os novos hábitos que a pandemia trouxe à rotina dos brasileiros, a compra de álcool em gel — como medida de higienização — teve um aumento de vendas de 4.700%  em março. Os dados são do estudo da Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce. Com isso, os acidentes domésticos e as dúvidas acerca do produto abriram brechas para a disseminação de desinformação. 

Nesta semana, um alerta sobre a possibilidade de incêndio com a utilização de álcool 70% em veículos tem circulado nas redes sociais. No comunicado intitulado "Nota de Utilidade Pública", o texto orienta para que as pessoas não utilizem o material para higienizar as chaves dos automóveis, pois isso poderia gerar uma faísca ao colocar a chave na ignição. Veja:
 
Segundo perita criminal da Polícia Civil do DF, a substância tem chance de provocar faísca a partir da corrente elétrica gerada pela ignição do veículo

O Holofote consultou a perita criminal da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) Camila Guesine para confirmar a versão. Segundo ela, é possível, sim, tal situação provocar incêndio. A especialista explicou que, caso a chave esteja ainda molhada de álcool e a ignição seja acionada, esta gerará uma corrente elétrica, fornecida pela bateria do veículo. Nesse momento, o contato dos materiais pode gerar faíscas e, consequentemente, fogo.

Ainda assim, de acordo com Camila, seria necessário realizar um teste para confirmar com precisão a capacidade de destruição desse tipo de contato — por isso, optamos pela etiqueta "Quase lá" nesta checagem.

Portanto, como recomenda a mensagem em circulação na internet, as pessoas devem higienizar as chaves com água e sabão neutro e, assim, evitar o álcool em gel nesse caso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags