Holofote

Exposição ao Sol pode 'destruir' o novo coronavírus? Não é bem assim

Artigo publicado em revista científica tenta estimar o tempo de inativação solar dos vírus, mas derrapa quanto às evidências, segundo especialista ouvido pelo Holofote

Correio Braziliense
postado em 29/06/2020 16:24

Ipojuca, praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco: exposição de pessoas ou objetos à luz solar não é determinante para acabar com os vírusA publicação de um artigo na revista científica bimestral Photochemistry and Photobiology tem gerado informações desencontradas acerca do novo coronavírus. O estudo levanta dados que mostram o tempo de inativação do Sars-Cov-2 quando exposto ao Sol. E circula nas redes sociais. Veja:

 

Artigo publicado em revista científica tenta estimar o tempo de inativação solar dos vírus, mas derrapa quanto às evidências, segundo especialista ouvido pelo Holofote 


A pesquisa é de autoria do militar da reserva do Exército dos Estados Unidos Jose%u2010Luis Sagripanti e de C. David Lytle, aposentado da Food and Drug Administration (FDA) — órgão norte-americano com funções semelhantes às da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com base em um modelo desenvolvido para estimar o tempo de inativação solar dos vírus, os autores calcularam o período necessário para que isso ocorra com o Sars-Cov-2. A avaliação levou em conta as quatro estações do ano em diferentes cidades do mundo.

Os resultados mostraram que, no inverno, em diversas áreas de zona temperada, o vírus pode permanecer ativo — e, portanto, com risco de infecção — em superfícies externas por um "tempo considerável". Entretanto, a inativação acontece de modo "relativamente rápido" nesses mesmos objetos durante o verão.

Em São Paulo, por exemplo, os autores calcularam que esse tempo pode variar de 13 a 41 minutos, a depender da estação do ano e da intensidade da luz solar. O documento foi aceito pela revista e teve a versão preliminar publicada em 5 de junho

Condições

A importância da luz ultravioleta (UV) para esse processo era conhecida pelos cientistas. No entanto, isso não significa que a exposição de pessoas ou objetos ao Sol, por si só, possa eliminar o novo coronavírus de um organismo ou de uma superfície.

Fatores como horário, condições climáticas, presença de neblina ou fumaça e a quantidade de partículas de poluição na atmosfera influenciam o tempo necessário para que as moléculas do genoma viral sejam destruídas. Vale lembrar que o Sol não cura ou imuniza pacientes com a covid-19.

A pedido do Holofote, o cientista Bergmann Morais Ribeiro, doutor em microbiologia e professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (IB/UnB), analisou o artigo publicado. O pesquisador chamou a atenção para o fato de que o trabalho não apresenta experimentos, mas baseia-se em dados de pesquisas anteriores para fazer cálculos sobre o tempo necessário à desativação do novo coronavírus. 

Bergmann afirma que o tema não é novo, mas ainda não havia pesquisas que levassem em conta o Sars-Cov-2. "Eles não estão errados em dizer que o vírus é inativado pela luz UV. Isso é sabido há muito tempo. Mas eles não provaram nada. Cadê as estatísticas para as pessoas que estão na rua? Se você vai para a rua, a possibilidade de aumentar a transmissão é maior, porque há contato de pessoa a pessoa", alerta.

O professor ressalta que só com o tempo será possível conhecer o novo coronavírus com base em "dados robustos". Até lá, as recomendações são as mesmas. "Tudo é variável. Não dá para dizer o período necessário (para que o Sol inative um vírus). A dica (para evitar a contaminação) é a de sempre: lavar as mãos constantemente com água e sabão — assim como as roupas — ou usar álcool em gel quando isso não for possível", completa Bergmann.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags