Ceilandia

Ceilândia mantém a tradição das grandes feiras

Feira Central de Ceilândia reúne compras, lazer, cultura e gastronomia

postado em 27/03/2018 06:45

A vendedora Jéssica da Silva cuida do box que foi do pai

"Cidade completa", os moradores de Ceilândia não cansam de repetir. Isso porque a região é terra da diversidade e oferece de tudo, desde restaurantes típicos e bares aos mais variados tipos de comércio e serviço.

Um dos principais pontos da região, a Feira Central de Ceilândia não foge à regra. O local reúne de tudo. Com os pés na tradição e na urbanidade, a feira é ponto de encontro, centro de compras, local de lazer e de cultura e polo gastronômico, tudo em um só lugar, à disposição dos moradores de Ceilândia e, por que não?, de todo o Distrito Federal.

Atualmente, segundo a Associação dos Feirantes da Feira de Ceilândia, existem, ao todo, 463 bancas no local. De família Muitas dessas barracas que existem atualmente na Feira de Ceilândia atravessaram gerações.

A vendedora Jéssica da Silva, 27, é uma das que dão sequência à tradição. Ela administra um box de temperos, chamado Segredos do Campo, que foi passado a ela pelo pai. ;Aqui na Feira tem muita tradição, muitos locais passados de pai para filho e isso é muito bacana, muito bonito;, diz.

Jéssica faz questão de elogiar também a comida ceilandense. ;Gosto muito dos pontos de gastronomia da cidade, aqui na feira mesmo tem muita coisa boa, uma comida nordestina maravilhosa. Tem de tudo em Ceilândia.;


História para contar


O cozinheiro Cássio Cirilo é responsável pela Barraca do Assis, criada em 1984Quem quer conhecer a história e a origem de Ceilândia encontra na feira um bom lugar. Comidas típicas, barracas tradicionais, cultura, tudo isso pode ajudar a entender como Ceilândia surgiu e por que se tornou um dos locais mais completos e movimentados do Distrito Federal.

O cozinheiro Cássio Cirilo, 43 anos, é responsável por um dos pontos mais tradicionais do espaço, a Barraca do Assis. Aberta em 1984, o local oferece comida típica do Nordeste e vem da tradição familiar.

;Meu pai começou com o restaurante, sempre oferecendo comidas nordestinas e da região e me ensinou. Quando ele morreu, assumi o ponto e dei continuidade à tradição;, conta Cirilo.

O cozinheiro vê na feira um reflexo do que Ceilândia é hoje, um local completo e cheio de vida. ;Aqui é sempre movimentado, tem sempre um fluxo muito grande;, diz. ;E Ceilândia é assim também. Gosto muito do centro da cidade, tem um comércio muito diversificado, opções de lanches, o shopping, várias coisas;, completa.

O protético Reinaldo Marcelo Pacheco, 39, concorda com a visão de Cirilo. Cliente da feira, ele ressalta a diversidade do local e da própria cidade. ;Trabalho aqui perto e sempre venho. Minha vida toda foi em Ceilândia e gosto muito daqui. Você tem locais muito bons, como a feira, e tem de tudo muito perto de você, sem precisar se deslocar muito;, observa.

A feirante Elisabete de Queiroz Oliveira, 66, mora em Ceilândia desde 1985 e destaca que a cidade e a feira são a cara do Brasil por abrigar pessoas de todas as regiões.

;Sou apaixonada por esse lugar. Já morei no Núcleo Bandeirante e depois no Guará, mas não troco aqui por nada. Tudo o que eu tenho eu devo a Ceilândia. Acho importante falar que tem dificuldade, sim, mas dificuldade tem em qualquer lugar. Aqui a gente tem banco, mercado, tem a feira linda, tem de tudo;, diz.

Feira Central de Ceilândia
(St. M, CNM 2; 3372-4411). Aberto de quarta a domingo, das 8h às 18h.

De tudo um pouco

As amigas Drielle Esther, Deyse Caroline e Virginia Karoline: shopping acolhedorOutro grande espaço de feiras em Ceilândia é o Shopping Popular. Segundo a administração, atualmente há 694 boxes no centro de compras, que oferece opções de moda, confecções, gastronomia, celulares, beleza e outros tipos de serviço e comércios. Além disso, no local funciona uma unidade do Na Hora em que os moradores da cidade podem resolver questões com órgãos do GDF.

A analista de sistemas Neide Rezende, 45 anos, foi ao local para comprar uma nova capa para o celular. Ela elogia também a quantidade de opções que existem no Shopping Popular e, principalmente, na cidade como um todo. ;Você encontra tudo aqui e tudo mais barato. Além disso, o movimento é maior, você vê as pessoas andando na rua, é uma cidade muito viva;, diz.

Neide começou a morar em Ceilândia aos 6 anos de idade e elogia com fervor a região. ;Nunca aconteceu nada comigo, nunca entraram na minha casa nem fizeram nada. Minha comunidade é muito boa, as pessoas se cuidam, tratam bem umas as outras. Gosto muito daqui;, valoriza.

Vendedoras de uma banca de maquiagem no shopping, as amigas Drielle Esther, 19, Deyse Caroline, 23, Virginia Karoline, 24, também gostam e elogiam a cidade e os espaços da região. ;A diversidade do comércio aqui é muito grande e isso é muito bom;, diz Deyse.

Para as amigas, o povo ceilandense realmente tem um contato mais próximo do que em outras regiões e é mais acolhedor. ;Todo mundo aqui se conhece, quando você vai para outro lugar, sente falta disso;, acredita Virginia Karoline.

Shopping Popular de Ceilândia

(QNM 11, Lote 3; 3372-9724). Aberto diariamente, das 8h às 18h.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação