Ceilandia

Ceilândia é berço de grandes atletas; Vila Olímpica é referência

Espaço oferece cursos e diversas modalidades, como natação, basquete, futebol, vôlei, ginástica artística e atletismo

postado em 27/03/2018 05:45
Parque aquático da Vila Olímpica: a natação é um dos destaques da programação da Vila

Ceilândia respira esporte e saúde. Em todos os cantos da cidade é possível ver pessoas fazendo caminhada, alongamento, correndo, praticando atividades coletivas ou malhando.

Com dois times nas primeiras divisões do campeonato brasiliense de futebol ; destaque para o Ceilândia Esporte Clube, que disputa o Candangão ; o Ceilandense disputa a Série B, a cidade tem diversos campos, quadras, centros poliesportivos e áreas públicas.

Um dos destaques é a Vila Olímpica, localizada no Setor O. O local oferece cursos e diversas modalidades, entre elas natação, basquete, futebol, vôlei, ginástica artística e atletismo. Qualquer pessoa pode se matricular na secretaria da Vila, e todas as atividades são gratuitas.

Vila Olímpica de Ceilândia
(Setor O ; QNO 9, conjunto 1; 98525-7552). Aberta de segunda a sexta, das 8h às 21h40, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h.

Futebol e cidadania


Evandro Mendes e Marcus Flávio (D) e a criançada: escolinha de craquesCom o objetivo de oferecer esporte como forma de cidadania e para colocar a garotada no caminho de uma vida saudável, a escolinha de futebol Dom Bosco-CFZ beneficia 150 meninos a partir de 5 anos, no Campo da 10, em Ceilândia Norte. O espaço também pode ser usado pela comunidade em geral.

;O esporte ajuda muito as crianças, os jovens. Já tivemos casos de meninos envolvidos com drogas e que saíram dessa vida depois do esporte;, lembra o servidor público Evandro Mendes, 55, que ensina a molecada a jogar bola no local.

Ele trabalha com a ajuda do irmão, o policial militar Marcus Flávio Mendes Ramos, o ;Amaral;, 47. O ;caçula; é o técnico coordenador da escolinha. ;Ceilândia é uma cidade maravilhosa, que reúne culturas do país inteiro. A origem de tudo está aqui, todas as minhas amizades são da cidade, sou muito feliz de morar aqui.;

Escolinha de Futebol Dom Bosco-CFZ ; Campo da 10
(Setor M- EQNM 10 ; Ceilândia Norte; 98438-0635).


Qualidade de vida é o foco


Glauber Oliveira: locais gratuitos para fazer exercício

A cidade tem um espaço comunitário para quem quer exercitar os músculos. Ao lado do ;Campo da 10;, uma série de equipamentos está à disposição do público na ;Academia da Barra;.

Segundo o coordenador do projeto, Lulo de Sousa Sena, 40, são cerca de 70 a 80 pessoas no programa. Um professor voluntário dá orientação para os praticantes pela manhã ou no início da noite.

;Aqui é um ponto de encontro. Vem gente de todos os lugares, do Sol Nascente, do P Sul, Ceilândia Sul, até de Samambaia;, destaca Lulo.

O motorista Glauber Oliveira Santos, 35, mora desde criança na cidade. ;Gosto muito da liberdade que temos aqui, das opções diversas. Você tem locais gratuitos como esse espaço em que você pode aproveitar, realizar atividades. É muito bom.;

Academia da Barra
(Ao lado do Campo da 10 ; Setor M- EQNM 10 ; Ceilândia Norte). O professor dá orientações às 8h e às 19h.

Referência no jiu-jitsu

Yuri Alves: Apreciadores de artes marciais de Ceilândia têm um espaço que abriga campeões no Setor O. A CEI Jiu-Jitsu traz a cidade no nome e oferece ensino da atividade para públicos de todas as idades.

Um dos professores é o multicampeão e faixa preta Yuri Alves de Abreu, 22. Há oito anos na academia, ele conquistou diversos títulos na categoria peso leve (até 76 kg) no Distrito Federal e em Goiás, e até já competiu em Helsinque, na Finlândia.

;Comecei a praticar jiu-jitsu porque vi um amigo de quimono, achei legal e quis saber por que ele usava aquilo. Depois, entrei no projeto social ;Indo à Luta; e cheguei até a academia;, relembra o atleta.

Yuri traz no currículo o trabalho como auxiliar de treino do campeão mundial Calasans Camargo.

O lutador de Ceilândia diz curtir muito dar aula aos meninos da cidade. ;Aqui é muito bom. Gosto de comer na feira, acho massa demais as opções pra comer aqui, adoro galinhada e açaí. Também gosto dos parques, dos meus vizinhos, dos amigos. Aqui é o meu lugar.;

CEI Jiu-Jitsu
(QNO 4, conjunto B, lote 6, loja 1 Ceilândia Norte ; Via Leste; 9 9649-8209). Aberto às segundas, quartas e sextas, das 8h às 22h30, às terças e quintas, das 8h à 0h30, e aos sábados, das 8h às 12h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação