2019

Nos passos do charme

Grupo Pegada Black, com base em Ceilândia, leva o estilo para outras regiões do DF. Projeto também inclui trabalho em escolas

Alexandre de Paula
postado em 27/03/2019 07:00
Tatiana e Lu dão aulas do estilo no grupo Pegada Black
Os passinhos do charme também se espalham por Ceilândia. Um dos principais grupos do Distrito Federal do estilo ; que nasceu no Rio de Janeiro nos anos 1980 e voltou aos holofotes recentemente ; tem base lá. Na região, a companhia Pegada Black ensaia e transmite para outros locais os conhecimentos sobre a dança.

;A gente tem orgulho de falar que é de Ceilândia. Somos convidados para esses grandes bailes no Plano Piloto e sempre vem alguém perguntar de onde somos e onde ensinamos. Dizemos sempre: ;Se quiser aprender, vai ter que vir pra cá;;, conta, bem-humorada, a professora de dança Tatiana Assem Haidar, 36 anos.

Assim como na origem, o charme brasiliense ; ou melhor, ceilandense! ; mantém a característica de ser empoderador, de valorizar a autoestima e dar voz a grupos periféricos. ;A nossa busca é pelo empoderamento dos jovens. É mostrar para eles a ideia de que sozinhos não somos nada;, destaca Tatiana, moradora do Sol Nascente.

;Por meio do charme, a gente muda a atitude e começa a entender o que precisa para enfrentar o mundo. Dou aula para mulheres com histórico de depressão e elas saem dizendo que encontraram outra força para enfrentar tudo;, conta a professora Lu Lemos, 36.

Com o tempo, o grupo ; fundado em 2015 ; começou a levar o projeto para escolas de Ceilândia. No ano passado, foram mais de 33 colégios, onde ministram oficinas de dança, workshops e conversam com crianças e adolescentes.
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação