Taguatinga

Diversidade de produtos e preços são atrativos do comércio de Taguatinga

No aniversário de 60 anos da cidade, comércio repleto de opções é destaque entre moradores e visitantes

Correio Braziliense
postado em 05/06/2018 06:00 / atualizado em 19/10/2020 15:08
José Honório com a freguesa Iraci: muitas opções e proximidade são o ponto alto do comércio local

Loja que oferece inúmeras opções de artigos domésticos e ferramentas, a Casa Nossa Capital (antiga Nova Capital) é referência em Taguatinga. O estabelecimento pode ser útil tanto para quem precisa consertar uma simples panela de pressão quanto para quem busca algum artigo de ferragem menos comum.

Com mais de 56 anos de Taguatinga, a loja é tradicional na cidade. O comando foi passado de geração para geração, conta José Honório Machado, 45 anos, filho do fundador da Casa Nossa Capital, Ramiro Ferreira.

Honório elogia a cidade em que cresceu e em que gerencia o empreendimento atualmente: “O povo é muito acolhedor, tenho muitos amigos aqui. O comércio é muito bom, além de diversas opções de lazer”.

Assim como a Nossa Capital, a aposentada Iraci Cunha, 74 anos, está em Taguatinga desde os primeiros anos da cidade. “Vim no comecinho mesmo, quando eu tinha 14 anos”, lembra.

Iraci viu o desenvolvimento e o crescimento da região e elogia a diversidade do local. “Gosto muito de Taguatinga. Você sai de casa e pode resolver tudo o que precisa a pé, sem pegar nem condução, porque tem de tudo perto da gente. Todo mundo se conhece também, as pessoas são mais próximas”, opina. 

Casa Nossa Capital
(CNB 01, Lote 6, Loja 5; 3202-9205). Aberto de segunda a sábado, das 7h30 às 18h.
 

Sobrevivente da música 


Francisco Welson da Discodil: como nos velhos tempos

Num canto de Taguatinga Centro, uma loja guarda preciosidades. A tradicional Discodil sobrevive à crise do mercado fonográfico com um acervo rico de CDs e DVDs. O local também comercializa instrumentos.

Dono da Discodil, Laurindo Modesto Pereira, 78 anos, conta que está na cidade há mais de 50 anos. Apesar de se negar a aparecer em fotografias e reclamar da crise que o setor em que trabalha enfrenta, ele faz questão de falar com fervor da região em que se estabeleceu.

“Nunca saí de Taguatinga, tenho uma loja no Conjunto Nacional, mas sempre quis ficar aqui. O comércio da cidade é muito independente”, afirma.

O assistente de contabilidade Francisco Welson Ximenes, 30, é cliente assíduo da Discodil. Colecionador, ele conta que veio da loja grande parte do seu acervo.

Ele vê Taguatinga como uma metrópole que reúne moradores de todas as regiões próximas. “Taguatinga tem um povo acolhedor, animado, trabalhador e que merece total respeito e atenção dos governantes”, avalia.

Discodil
(Quadra C 10, Lote 7, Loja 1; 3562-1303). Aberto de segunda a sábado, das 9h às 19h.

 
Excelência em decoração

 

Emerson Tavares:

Com mais de 20 unidades espalhadas por todo o Distrito Federal, a Atlântida Móveis mantém matriz e três filiais em Taguatinga. Fundada em 1981, a loja tradicional atua há 37 anos no ramo. O comércio de Taguatinga é bem servido no setor, que abriga também outras lojas de renome como a Star, a Ipanema e a Copa Móveis.

É justamente essa diversidade que chama a atenção do militar Emerson Tavares, 51 anos. À procura de um novo sofá para a casa, ele rodou com a esposa, Elis Regina, por diversas lojas da cidade, entre elas a Atlântida, para encontrar o móvel ideal. “Isso é excelente, você nem precisa andar muito e tem diversas opções para decidir qual é a melhor”, avalia.

Há mais de 30 anos em Taguatinga, Emerson elogia essa praticidade e também a diversidade da região. “O comércio de Taguatinga tem de tudo, em qualquer setor, muita variedade e praticidade para nós que moramos aqui.”

Emerson também vê o contato entre os moradores de Taguatinga com um diferencial da cidade. “As pessoas realmente são mais próximas e têm mais contato aqui.”

Atlântida Móveis
(QNE 26, Lotes 12/15, Loja 01; 3354-5252). Aberto de segunda a sábado, das 9h às 19h.
(C 3, Lote 1, Loja 1; 3352-6263) Aberto de segunda a sábado, das 8h às 18h.
(CNB 11, Lote 6, Lojas 1, 2 e 3; 3351-8182) Aberto de segunda a sábado, das 8h às 20h.
(CNB 12, Lote 6, Loja 1 e 2; 3351-5026) Aberto de segunda a sábado, das 8h às 18h.

 

Clientela fiel há 35 anos

  

Aloisio Peixoto:

Na variedade e na diversidade do comércio em Taguatinga, há diversos estabelecimentos duradouros, que estão na região há décadas e que têm público fiel que passa de geração para geração. Um desses casos é a Casa Lunara.

A mercearia que oferece de tudo em pouco (desde artigos domésticos a produtos de limpeza e alimentação) foi fundada há 35 anos.

Dono do local, o baiano Aloisio Peixoto conta que chegou a Taguatinga em 1972 e batalhou bastante para abrir o comércio. “Com tudo isso, criamos raízes aqui, fizemos muitas amizades. Taguatinga é boa, porque não é uma cidade-dormitório, tem movimento e tudo o que você precisar aqui, acha”, diz.

O estudante Paulo Augusto Keiti Sato, 25, é freguês da Casa Lunara. Ele elogia também a variedade e a vastidão do comércio da cidade. “Moro aqui desde que nasci, gosto muito da variedade do comércio, porque tudo o que preciso resolver, eu posso fazer aqui”, afirma.

Segundo Paulo, em Taguatinga as pessoas também têm uma ligação e contato diferentes do que em outras regiões da capital federal. “Elas são mesmo mais próximas e o relacionamento aqui em Taguatinga, entre elas, é melhor do que em outros lugares.”

Casa Lunara
(QNA 10, Lote 1, Loja 1; 3351-4711). Aberto de segunda a sábado, das 7 às 19h.

Qualidade e preço em conta

 
Amadeu Tezelli:

O vigor varejista de Taguatinga fica claro quando é possível notar na mesma região da cidade inúmeros tipos de comércios diferentes, um do lado do outro. Salões de beleza, pet shops, bares e mercearias, por exemplo, ficam a metros de distância de uma das casas de carne mais tradicionais da região, a Camperia (antes chamada Estrela).

O estabelecimento tem 46 anos na cidade e foi criado por Amadeu Tezelli, 61 anos, mais conhecido pelos moradores de Taguatinga como Tico. Ele conta que veio do Paraná, em 1972, para tentar uma nova vida, e a paixão pela jovem cidade foi praticamente imediata.

“Quando cheguei aqui, me identifiquei. Taguatinga era diferente, parecia uma cidade do interior”, lembra.  “Ainda temos um carinho de comunidade. Aqui temos esquinas, vizinhos.”

A convivência com outros moradores é um das maiores qualidades da região, para Tico. “É uma cidade acolhedora, temos muitos conhecidos e mantemos proximidade uns com os outros. Além disso, é uma cidade totalmente independente. Eu vou para o Plano Piloto uma, duas ou três vezes por ano,” afirma.

Camperia
(QNA 6, Lote 1, Lojas 3 e 4). Aberto de segunda a sábado, das 7h30 às 19h; e domingo, das 7h30 às 12h.
 

Do livro ao lápis 

 

Rychardson Nascimento:

Há 19 anos em Taguatinga, o Shopping Risk é a maior unidade do grupo, que tem papelarias também em outras três regiões do DF. A loja oferece desde artigos escolares mais básicos (como lápis, borracha e canetas) até livros didáticos e artigos de informática.

O professor Rychardson Nascimento, 41 anos, é cliente do local e mora em Taguatinga há 35 anos. Ele acredita que a cidade está em constante evolução e cada vez mais independente. “Taguatinga depende cada vez menos do Plano e de outras regiões em todos os setores, desde comércio, academias até coisas burocráticas”, avalia.

Ele elogia também opções de lazer na cidade. “O Taguaparque ajudou muito a todos nós, trouxe mais qualidade. Apesar de faltar diversidade, também temos bons restaurantes tradicionais com carne de sol, pizzas e outros tipos de comida”, diz Rychardson.

“Aqui, as pessoas também dão mais abertura quando você vai falar com elas, é diferente de outras regiões, como no Plano Piloto. Aqui, todo mundo é um pouco mais comunicativo”, afirma.

Shopping Risk
(QNE 1, Lote 3, Loja 1; 3351-2126). Aberto de segunda a sexta, das 8h às 19h; e sábado, das 8h às 18h.

 

Com a cidade desde o começo

 

Roberto Peres:

 

Tradição é a palavra que mais combina com a Livraria e Papelaria Escolar. O slogan do local comprova isso: “A mais antiga papelaria do DF”.

 

Criada em 1960, a pequena loja na Comercial Norte foi passada de pai para filho e é conhecida e querida por quem mora na região.

 

Clientes de hoje também contam que, há muitos anos, visitavam a loja com os pais quando precisavam de materiais escolares. Essas crianças e adolescentes cresceram e, agora,  adultos, escolhem o estabelecimento para a compra dos itens de estudo dos filhos.

 

Assim como Taguatinga, os responsáveis pelo estabelecimento viram muitas histórias acontecerem. Há relatos de homens e mulheres que se conheceram na loja e, hoje, são casados, têm filhos e até netos.

 

Quem comanda o local atualmente é Roberto Peres, 48 anos. O comerciante, desde criança, acompanhava o trabalho do pai no local. Hoje, ele celebra a tradição do espaço. “As pessoas reconhecem. Ouvimos muitas histórias. E desde sempre estou aqui. Em Taguatinga, o comércio é forte, você se diverte e daqui não precisa sair”, ressalta.

 

Livraria e Papelaria Escolar

CNB 1, Lote 9, Loja 2, Taguatinga Norte – 3561-4711

Aberto de segunda a sábado, das 8h às 18h30.

 

Excelência em costura

 

Lúcia Queiroz:

 

Quem visita o Ateliê da Naza, localizado no coração da cidade, concorda que o estabelecimento combina com modéstia, bons preços e ótimo atendimento. A pequena loja, em Taguatinga Centro, fica sob direção da costureira Maria Nazaré Oliveira, 67 anos.

 

O ateliê combina com a eficiência de Dona Nazaré — como é mais conhecida — e dispõe de uma equipe que costura roupas e realiza consertos em geral, além de pequenos ajustes em vestimentas. Frequentadores comentam que a celeridade e a qualidade dos trabalhos das profissionais fazem do espaço o “melhor ateliê do centro da cidade”.

 

Apesar de completar apenas um ano de presença no ponto atual, a experiência de Nazaré é vasta. A costureira é dona de uma carreira que se estende há pelo menos 30 anos. E, desde que se estabeleceu em Taguatinga, em 2000, conquistou clientes fiéis.

 

Uma delas é Lúcia Queiroz, 64. Moradora da cidade, a autônoma afirma que o amor por Taguatinga é forte. “Gosto muito daqui. Nós vemos tanta coisa errada e ficamos indignados, mas, por mim, só sairia daqui para o cemitério.”

 

Em relação aos trabalhos da amiga Nazaré, Lúcia não esconde os elogios: “Não há pessoa melhor no mundo. Ela é maravilhosa, e o ateliê é nota 10”, comenta.


Naza Ateliê

C9, Lote 1, Loja 5, Taguatinga Centro — 3563-7644 / 992-625-058

Aberto de segunda a sábado, das 9h às 18h.

 

O lojão dos cosméticos

 

Jesselma Nogueira:

Produtos para os cabelos, esmaltes, perfumaria e até móveis para salão. Itens com foco nos cuidados com a beleza têm local certo para serem encontrados em Taguatinga: a loja Bella Pele Perfumaria.

Com quase duas décadas no mercado da cidade e 25 anos de existência no DF, o estabelecimento é conhecido por quem passa pela Comercial Norte.

A enorme loja é apenas uma das 17 filiais no DF. Em todas, os consumidores contam com dicas de cosméticos oferecidas pelos funcionários.

Promotora de vendas na loja, Jesselma Nogueira, 28 anos, mora em Taguatinga Sul há uma década. Ela conta que uma das atividades favoritas dela na cidade é caminhar no Taguaparque aos domingos.

“Também gosto de ir ao cinema no shopping daqui. E dou nota 10 para o comércio. Acho que atende bem os habitantes, principalmente na área central”, enfatiza.

Para a vendedora Aghata Pinheiro, 36, a cidade dispõe de opções de lazer variadas. “Gosto muito da parte dos bares, parques e das boates. Aqui tem de tudo e tudo está bem próximo. Dá para ir andando a qualquer lugar e resolver o que for preciso.”

Ela acrescenta que a população de Taguatinga tem um diferencial: “Aqui, o pessoal é mais receptivo, mais próximo e acolhedor”, elogia.

Bella Pele Perfumaria
CNB 4, Lote 8, Loja 1, Taguatinga Norte — 3562-1259.
Aberto de segunda a sábado, das 8h30 às 19h.
 

 

O mundo das peças

 

Cristino Diniz:

O Setor H Norte, em Taguatinga, é referência quando é assunto são os mais variados serviços para veículos. Repleta de lojas que oferecem todo o tipo de peças e acessórios para carros e oficinas, a região é um dos maiores polos do ramo em todo o Distrito Federal e é conhecida também por ter preços mais em conta.

A Âncora Auto Peças é um dos estabelecimentos da região. O local trabalha com a venda de peças para carros nacionais e importados e oferece uma vasta gama de opções para os clientes que precisam repor algo em seus veículos.

O auxiliar de serviços gerais Cristino Diniz, 60 anos, conta que está sempre na região quando precisa comprar peças para o próprio veículo ou para os de familiares e amigos. “Passo bastante tempo aqui pelo Setor H Norte. Você encontra tudo, qualquer coisa necessária. E o melhor de tudo: por um preço menor do que em outras regiões”, diz.

Cristino está em Taguatinga desde 1977 e acredita que a cidade é o melhor lugar para se viver no DF. “Tem tudo aqui perto de casa, mercado, padaria, farmácia, parque… Não falta nada em Taguatinga.” Ele elogia também o povo da região. “As pessoas são bacanas, aqui temos vínculos maiores. Tenho muito orgulho de morar em Taguatinga, que é um lugar maravilhoso”, afirma.

Âncora Auto Peças
(Setor H Norte, Lote 32, Lojas 1, 2, 3 e 4; 3048-3040). 
Aberto de segunda a sexta, das 8h às 18h; e sábado, das 8h às 14h.

 

Acessórios para veículos 

 

Francisco Ivan:

Tradicional em todo o DF, a Real Acessórios também está presente no Setor H Norte. O estabelecimento oferece peças para diversos modelos de carro, desde calotas e adesivos a lâmpadas, equipamentos de som e outros acessórios para reposição em veículos.

O servidor público Francisco Ivan Souza, 47 anos, é um dos clientes que frequenta a loja da Real Acessórios no Setor H Norte. Ele elogia a variedade do comércio de Taguatinga. “Aqui tem realmente de tudo, e o comércio está sempre melhorando. Você acha desde coisas mais simples, como uma calota para o carro, até coisas mais sofisticadas e difíceis de encontrar. É um comércio com qualidade e preço muito mais em conta.”

Francisco conta que morou em Taguatinga pela primeira vez em 1974. Mudou-se duas vezes, desde então, mas logo quis voltar para a cidade. “Aqui as pessoas são mais acolhedoras e calorosas”, relata.

“Em Taguatinga, as pessoas são mais acolhedoras e calorosas. Convivem mais. Na minha rua, por exemplo, estamos organizando uma festa junina juntos”
Francisco Ivan Souza, servidor público

Real Acessórios
(Setor H Norte, Lote 10, Loja 1; 3354-0006). Aberto de segunda a sexta, das 8h à 18h; e sábado, das 8h às 12h.

 

O shopping da cidade 

 

Geraldo Filho e Nádia Sampaio destacam a receptividade dos taguatinguenses

 

Com quase 18 anos de existência, o Taguatinga Shopping tornou-se referência para toda a região. Com 330 salas comerciais e 160 mil m² de área construída, o empreendimento gera cerca de 2,5 mil empregos diretos, segundo dados da administração do shopping.

 

Em média, 1 milhão de pessoas, por mês, passam pelo Taguatinga Shopping para aproveitar, além das lojas de diversos segmentos e dos serviços, opções de entretenimento (como o cinema) e de gastronomia.

 

O administrador Geraldo Filho, 37 anos, e a dentista Nádia Sampaio, 32, aproveitavam a estrutura do Taguatinga Shopping para curtir a tarde. Os dois elogiam o comércio da cidade como um todo.

 

“É um mercado muito forte e muito diverso, muito mais do que o do Plano Piloto”, avalia Geraldo. Eles também destacam o contato com as pessoas na cidade. “Realmente, aqui as pessoas são mais receptivas”, diz Nádia.

 

O vendedor Filipe Ribeiro, 24 anos, também elogia a parte comercial de Taguatinga, mas destaca a estrutura dos shoppings da cidade. “O Taguatinga e o Alameda  oferecem várias opções.  A cidade tem ótimos restaurantes, supermercados, cinemas e teatro.”


Taguatinga Shopping

(QS 1, Rua 210, Lote 40; 3451-6000). Aberto de segunda a sábado, das 10h às 22h (lojas e alimentação) e das 8h às 18h (escritórios); domingo, das 12h às 22h (alimentação), das 12h às 18h (escritórios) e das 14h às 20h (lojas).

 

Bem perto de você

 

 

O Alameda Shopping, inaugurado há 28 anos, conta com dezenas de lojas e restaurantes, além de academia, ambiente de coworking, edifício-garagem e salas comerciais.

 

O shopping se tornou parte da rotina dos taguatinguenses. “Aqui é um dos lugares mais importantes do DF. Taguatinga é uma cidade muito movimentada”, afirma a atendente Jéssica Brasil, 20 anos.

 

A estudante Fernanda Cardoso, 23, concorda que o comércio atende, com sucesso, às necessidades de quem mora na cidade, ou vem de outras regiões. Residente em Taguatinga desde que nasceu, Fernanda destaca que a vida noturna é um dos destaques.

 

“Não precisamos ir para o Plano Piloto para curtir festas. Há muitas casas noturnas e o comércio atende a todas as necessidades”, observa.

 

Para Reginaldo de Oliveira, 48, outro fato digno de carinho por Taguatinga é a integração das pessoas. “Estou aqui desde 1974 e percebo isso”, relata o representante comercial.

 

Alameda Shopping

CSB 2, Lotes 1 a 4, Taguatinga Sul – 3352-1234

Aberto de segunda a sábado, das 10h às 22h, e de 14h às 20h nos domingos e feriados.

Funcionamento da praça de alimentação: de domingo a domingo, das 11h às 22h.

Onde o preço é mais em conta

 

A família Tostes: amizade e ofertas que não pesam tanto no bolso

O Taguacenter é considerado um dos polos comerciais mais importantes de Taguatinga. Moradores de outras regiões administrativas se deslocam todos os dias ao local para fazer compras, cursos ou para encontrar produtos de artesanato, decoração de festas e presentes. O preço é sempre tentador.

Localizado na região norte, o quadradão ficou conhecido pelo nome de um famoso edifício da área. Quem passa por lá garante que encontra de tudo e que o comércio é favorável para pechinchas. “Moro em Ceilândia e lá não acho o que há aqui. Gosto de Taguatinga porque tem essa diversidade”, comenta a auxiliar administrativa Andresa da Silva, 36 anos.

O aposentado Júlio César Tostes, 63, é morador da cidade desde os anos 1970 e considera Taguatinga como um local completo e variado. “Gosto muito do povo daqui, dos amigos. Temos uma relação muito próxima com os demais.”

Dona de casa, Valéria Fernanda Tostes, 42, vê a região administrativa de forma semelhante. Frequentadora assídua do Taguacenter, ela afirma que os preços são o chamariz da zona comercial. “Aqui você acha de tudo, e com preços ainda mais baratos do que em outros lugares de Taguatinga”, compara.

Taguacenter
Setor G Norte, QNG/CNG, Taguatinga Norte.
Aberto de segunda a sábado, em horário comercial.


 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação