Taguatinga

Gastronomia de Taguatinga se destaca pela variedade de bares e restaurantes

O restaurante Santana, por exemplo, é um dos favoritos da clientela: cardápio apresenta pratos simples, mas também drinques sofisticados e internacionais

Correio Braziliense
postado em 05/06/2018 06:00 / atualizado em 19/10/2020 15:00

Desde a abertura, em 1984, o Santana é tradição na cidade. A casa, localizada na Praça do DI, tem um cardápio variado que vai desde pratos simples a drinques sofisticados e internacionais.

O local é opção para quem deseja juntar boa comida e bebida a um ambiente agradável. Os pratos clássicos do restaurante são a galinha caipira, a picanha na chapa e os peixes assados na brasa. Os clientes ainda podem aproveitar o happy hour do estabelecimento, de terça a sexta-feira, das 17h às 23h.

Assídua no Santana, a psicóloga Divannete Souza, 58 anos, mora na cidade desde que nasceu. Ela conta que o restaurante é um dos pontos favoritos dela, principalmente pelo atendimento. “Sempre tem cerveja gelada e gente bonita”, elogia.

Ela e os familiares também consideram Taguatinga independente e dizem se sentir em família por lá. “As pessoas são amigas, há um clima familiar e todo mundo se conhece. Sem contar que há muitas opções de lazer, compras e comércio. Os preços daqui são ótimos e há lugares tão bons quanto em outras regiões administrativas”, compara Divannete.

Divannete Souza (E) com os amigos:

Restaurante Santana
CNA 3, Lote 9, Lojas 1 e 9, Praça do DI — 3563-4674.
Aberto de domingo a domingo, das 9h à meia-noite.


Hambúrgueres especiais


Valessa Vieira (E), Hanna (com a filha) e Luana: elogio ao hambúrguer vegetarianoO orgulho de ter a cara da cidade é uma das marcas da hamburgueria O Carcará. A casa conta com um cardápio vasto de opções de sanduíches bem elaborados, incluindo alternativas vegetarianas e veganas para quem opta por não comer carne.

As bebidas também são um destaque do local. Há diversas opções de chopes artesanais na hamburgueria. Além disso, O Carcará oferece rótulos em garrafa, como a cerveja Taguá (uma saison produzida pela hamburgueria em parceria com a cervejaria Corina especialmente para homenagear a cidade).

Amigas, a administradora Valessa Vieira, 24 anos, a bióloga Hanna Fernandes, 27, e a estudante Luana Leocádio, 23, são clientes frequentes da lanchonete. “Gostamos muito e estamos sempre aqui. O hambúrguer vegetariano é um dos melhores de todas as cidades que provamos”, diz Valessa. “Os chopes também são um destaque”, completa Luana.

As amigas veem Taguatinga como uma espécie de referência para outras regiões. Elas elogiam principalmente a diversidade de opções de Taguatinga e a facilidade que a cidade oferece. “Consigo fazer várias coisas a pé, temos de tudo, feiras, comércio. Gosto muito da noite também, dos bares da CNF que nunca dormem”, diz Hanna, que estava acompanhada da filha Catarina, de 3 anos.

O Carcará
(QSA 11, Casa 10; 3024-3429). Aberto de terça a domingo das 18h30 às 23h30.

Sabor das águas


Peixes e frutos do mar são as especialidades do restaurante Tucunaré, em Taguatinga Sul. O carro-chefe da casa é o tucunaré na brasa (servido inteiro com acompanhamentos), mas também se destacam a moqueca (com dourado e camarão) e a costelinha de pacu.

O oficial de justiça Stefano Barros, 38 anos, foi ao Tucunaré com a esposa Lilian Borges Neves (gerente administrativa, 39) e o filho Matheus, de 8 anos. Nascido em Taguatinga, ele declara o amor pela cidade: “Sou até suspeito para falar, porque estou aqui desde que nasci, mas sou apaixonado por Taguatinga, que é uma cidade que tem vida própria. Não troco por nenhum outro lugar”.

Stefano, Lilian e o filho, Matheus: paixão declarada por Taguatinga

Paulista, Lilian conta que, quando veio para o Distrito Federal, morou primeiro na Asa Sul. “Mas, quando conheci Taguatinga, troquei o Plano Piloto por aqui. Achei mais parecido e fui bem recebida”, conta.

Tucunaré
(QSA 12, Lote 12; 3222-1589). Aberto de terça a sexta, das 16h às 1h30; sábado das 11h às 1h30; e domingo das 11h às 23h.

Comida rápida e gostosa


O King’s Burger virou referência de lanchonete em Taguatinga. O restaurante e fast-food foi criado na própria cidade em 1996 e oferece diversas opções para quem quer comer desde um sanduíche caprichado até uma refeição executiva (passando por crepes, milk shakes, sorvetes e açaí).

Com decoração descolada e inspirada em ambientes de lanchonetes americanas, o estabelecimento, que também tem serviço de delivery, é ponto de encontro para turmas que saem, por exemplo, de eventos, festinhas e reuniões em igrejas da cidade.

O comerciante Luciano Alves, 42 anos, foi com a esposa (a fisioterapeuta, Paula Prates, 46 anos) e os filhos Vitor Augusto, 17, e Eduarda, 13, saborear os sanduíches do King’s.

Luciano destaca, além da diversidade e da independência de Taguatinga, a segurança da região. “Aqui ainda é uma cidade tranquila, muito pacata e segura, apesar de, como todo lugar, ter locais com violência. Gosto bastante também da variedade de restaurantes e opções”, observa.

O casal Luciano e Paula com os filhos: King%u2019s Burger como referência

Ele vê Taguatinga também como uma cidade que mistura várias culturas e diferenças. “Taguatinga é muito miscigenada, tem gente de todo o tipo, tem também um povo mais antigo, o que é muito bacana”, diz o comerciante.

King’s Burger 
(CNF 1, Setor F Norte; 3354.3298). Aberto de segunda a domingo, das 12h à 1h.

Gostinho de praia


Pratos com camarão são a especialidade da casa. As opções vão desde pastéis a rodízios. Na carta de bebidas, há drinques, cervejas e vinhos de diversas nacionalidades. O Recanto do Camarão é conhecido por quem mora em Taguatinga.

Em funcionamento na Praça do DI desde 2010, o restaurante também oferece opções de frutos do mar, peixes e massas. O requinte, a qualidade no atendimento e o extenso cardápio fazem do local um dos pontos favoritos de quem busca um estabelecimento de excelência.

Marco Leandro e  Elivânia: a Praça do DI reúne boa gastronomia da cidade

O movimento é maior nos fins de semana, quando há rodízios. Para clientes do Recanto do Camarão, a casa é forte no setor de gastronomia de Taguatinga. O casal de comerciantes Elivânia Cavalcante, 37 anos, e Marco Leandro Silva, 53, conta que a cidade é completa tanto de dia quanto à noite.  

“Moro aqui há 15 anos e, geralmente, saímos para tomar uma cerveja mais no período diurno. Frequentamos a praça (do DI) praticamente toda semana”, diz Elivânia.

Para Marco Leandro, o local é ponto de encontro de amigos. “Se você quer rever as pessoas, basta ir à Praça do DI. Moro aqui desde sempre. Por isso, vi a cidade nascer. Não preciso sair daqui para nada”, comenta.

2010 
Ano em que o Recanto do Camarão abriu as portas

Recanto do Camarão
CNA 3, Lote 12, Loja 1, Praça do DI — 3563-1083.
Aberto de terça a domingo, das 11h30 à meia-noite.

Bebidas, petiscos e boa cachaça

Evanilda, Fabíola, Júlio, Pedro e Miyuki: encontro com amigos e família

Como o nome diz, opções da bebida não faltam na Adega da Cachaça. A casa, que tem história em Taguatinga desde 1996, também dispõe de pratos e drinques para todos os gostos. Localizada na área central da cidade, o estabelecimento faz sucesso nos fins de semana.

Além dos destilados, há dezenas de opções de pratos e petiscos. Entre os tira-gostos mais pedidos estão a carne de sol e a isca de peixe da casa. Tranquilo e, ao mesmo tempo bem frequentado, o ambiente é propício para casais, famílias e grupo de amigos. Moradora de Taguatinga e cliente da adega, a servidora pública Evanilda Gentil, 50 anos, conta que é apaixonada pela cidade. “É muito familiar e calorosa”, comenta.

O servidor público Júlio Carvalho, 47, comenta que se sentiu acolhido desde que deixou Minas Gerais e adotou a cidade como lar. “Aqui, a gente resolve tudo. Fico meses sem ir ao Plano Piloto. Só passo por lá para visitar amigos. É uma região grande, mas temos esse sentimento de bairro”, ressalta.

Adega da Cachaça
C1, Lote 11, Lojas 4 e 5, Taguatinga Centro — 3257-2470
Aberto de domingo a domingo, das 8h à 1h.

Boteco de raiz e das amizades


Slowacki Assis (E) e Paulo Coelho: local ideal para uma boa conversa

Reduto da boemia de Taguatinga, o Bar dos Pescadores é um clássico da cidade que completa 60 anos hoje. Criado e administrado pelos irmãos Ademar e José Wilmar Ribeiro (mineiros conhecidos pelos apelidos de Lolo e Didi), o boteco foi aberto em 1978 e é ponto frequente para quem quer cerveja gelada, petiscos e um bom bate-papo.

Tutu de feijão, carne de sol, linguiça de pernil, pastel e batata sauté são algumas das iguarias servidas no Bar dos Pescadores. Os petiscos ficam à mostra em uma estufa e os clientes podem escolher os preferidos.

Amigos, o projetista Paulo Coelho, 53 anos, e o indigenista Slowacki Assis, 66, são clientes assíduos do ambiente. “Vi, ainda jovem, quando eles abriram. E estamos sempre aqui”, conta Paulo.

Os dois destacam esse ar de interior que o boteco e Taguatinga ainda mantêm. “A cidade tem essa vida, esse negócio ainda de interior. Todo mundo se conhece de muitos anos e convive bem”, observa Slowacki.

Eles fazem questão de elogiar também o comércio diversificado, a vida noturna e a estrutura do Taguaparque. “Temos de tudo aqui. Um comércio muito espalhado, com diversas opções. Tudo o que tem no Plano aqui também temos”, diz Paulo.

Bar dos Pescadores
(QNA 5, Lote 2, Loja 5; 3254-5560). Aberto de segunda a sábado, das 9h às 22h.

Com toque nordestino


Nina Simões e Igor Costof: a cidade também atrai pessoas de outros lugares

A comida do nordeste é o carro-chefe do Mandaka, uma das boas opções para comer em Taguatinga. Carne de sol, tapioca, queijo coalho e escondidinho são algumas das delícias que o cliente pode experimentar no restaurante, que também oferece comidas de outras regiões do Brasil.

Além da gastronomia, o Mandaka também oferece opções de happy hour e de bebidas. Cerveja, chope e drinques estão disponíveis para os clientes que quiserem também degustar uma boa bebida.

A professora Nina Simões, 31 anos, e o servidor público Igor Costof, 32, escolheram o ambiente do restaurante para aproveitar a noite. Taguatinga, para eles, é uma cidade diferente, onde  o povo se conecta de uma forma mais direta. “As pessoas aqui são mais próximas, mais humanas, socializam mais”, diz Nina.

Eles destacam a região como referência para outras. “É uma cidade que, além de ter independência, também acaba atraindo pessoas de outros lugares para cá, porque muita coisa só se encontra aqui”, opina Igor. “É uma cidade viva.”

Mandaka
(QSD 23, Lote 2; 3967-6060). Aberto de segunda a quinta, das 16h à 0h; sexta e sábado, das 11h à 0h; e domingo, das 11h30 às 23h.

Variedade em caldos


Valdinei Torres e Valéria Tomé: boas opções de diversão na cidade

Como o próprio nome sugere, os caldos são a especialidade do Potiguar Caldos. A casa, que tem também opções de rodízio, oferece o produto em diversos sabores, do tradicional frango com milho ao camarão.

O cardápio do estabelecimento também conta com muitas opções de pratos individuais. Nas bebidas, o cliente pode tomar um chope gelado, cervejas ou escolher entre os vários drinques produzidos pela casa.

O casal de funcionários públicos Valéria Tomé, 43 anos, e Valdinei Torres, 44, aproveitavam o fim da tarde no local. Eles elogiam as opções de diversão e de restaurantes na cidade. “Temos muitas opções excelentes de gastronomia, muito diversificadas, principalmente na área Sul da cidade”, diz Valdinei.

Morador de Taguatinga há 38 anos, ele elogia a independência da cidade. “Você não precisa ir para o Plano ou para qualquer outro lugar. Aqui temos um comércio muito variado, shoppings, boas opções de diversão. E a cidade cresceu muito nos últimos anos”, afirma.

Potiguar Caldos
(Setor D Norte, QND 39, Praça do Bicalho; 3541-7037). Aberto de segunda a sábado, das 12h à 0h.

Pizza bem à vontade


O brasileiro é apaixonado por pizza. Não por acaso, são muitos os estabelecimentos especializados no produto no país. Em Taguatinga, também há diversas opções para degustar, a preços e sabores variados, a famosa e adorada receita italiana.

Priscilla de Paula, Daniel de Paula e filho, Arthur: restaurantes para todos  os gostos

A Nona Pinna é um desses estabelecimentos que oferecem a pizza em suas mais variadas formas. Com opções de rodízio e delivery, a casa chega a ter até fila (principalmente nos dias de promoção) para provar os mais de 40 sabores (do salgado ao doce) do produto.

A recepcionista Priscilla de Paula, 37 anos, foi com a família saborear o produto da Nona Pinna. Ao lado do marido, Daniel de Paula, 38 (gestor de logística), e do filho Arthur, 15, ela destaca a variedade de opções gastronômicas da cidade. “Há opções de restaurante para todos os gostos”, diz.

Eles acreditam que Taguatinga é uma cidade, de fato, completa. “Temos um comércio muito variado, emprego, ótimas escolas, diversão, cultura e arte”, afirma Daniel. "As pessoas aqui também são muito acolhedoras, os vizinhos se conhecem, é muito diferente de outros lugares."

Nona Pinna
(QND 1, Lote 8; 3352-0096). Aberto de segunda a domingo, das 18h à 0h.


Cardápio amplo e animação diária


A carta de drinques é extensa e há refeições para os mais variados gostos. Pizzas, petiscos, porções, pratos executivos e bebidas diversas constituem o cardápio do Armazém do Juca.

Com música ao vivo todas as noites, o estabelecimento é point no Pistão Sul e famoso pela animação da clientela.

O amplo espaço também atende aos consumidores que não querem deixar de aproveitar refeições de qualidade e a bons preços no horário de almoço. Bem localizada, a casa é uma das queridinhas dos taguatinguenses.

Em família, a estudante Marina Santa Rita, 21 anos, aproveita o bar da cidade. “A vida noturna é muito animada. Taguatinga é onde você encontra tudo. Há uma sensação de comunidade, por isso, é muito difícil você sair daqui”, diz a jovem que mora na região há 14 anos.

Para a professora Cristina Lúcia Silva, 42, moradora de Ceilândia, Taguatinga complementa e fortalece a movimentação das regiões fora do Plano Piloto. “Morei aqui por 8 anos. O comércio é mais procurado, a vida noturna é mais agitada e conta com mais opções. Em geral, tudo é diferente”, diz.

Cristina Lúcia (C ), Marina Silva (E) e Auricelia:  a vida noturna é mais agitada e conta com mais opções

Armazém do Juca
Setor A Sul, QSA 23, Lotes 11 e 12, Taguatinga Sul — 3351-5100.
Aberto de domingo a domingo, das 11h30 à 1h.

Um bom lanchão


Tudo começou com um carrinho que vendia cachorro-quente nas esquinas de Taguatinga, em 1994. O tradicional grupo de fast-food da cidade é o Miqueias (batizado com o nome do fundador, Miqueias Fraga).

O cachorro-quente ainda é o carro-chefe do local. Hambúrgueres, refeições executivas, saladas e opções de sobremesa (como brigadeiro e açaí) completam o cardápio.

Ian Franklin Pereira, 24 anos, deixa a cidade de Brazlândia praticamente todos os dias para ir a Taguatinga. Ele e a família percorrem a cidade a passeio, estudos e para comer. O Miqueias é um dos estabelecimentos escolhidos para isso.

“Geralmente viemos duas vezes por mês. Optamos pelo do Centro ou o que fica no Taguaparque, porque há outras opções de sanduíches nas proximidades”, conta Ian. 

Miqueias Fast-Food
Setor Central, Quadra C1, Lote 2, Loja 1, Taguatinga Centro — 999-964-745.
Aberto de domingo a quinta-feira, das 11h às 3h; sexta e sábado, das 11h às 6h.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação