Taguatinga

Universidades de ponta fazem de Taguatinga uma referência em educação

Cidade concentra unidades dos principais centros privados de ensino superior do Distrito Federal

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 05/06/2018 06:00

Eduardo Costa: em Taguatinga
A aniversariante Taguatinga é uma cidade completa e independente, não cansam de dizer os moradores da região. Quando o assunto é educação, a cidade também está bem servida, com boas opções que vão do ensino básico até o nível superior.

Taguatinga concentra unidades dos principais centros privados de ensino superior do Distrito Federal. Além disso, a região administrativa conta com colégios reconhecidos como referência entre as melhores escolas do país, como o Ideal e o Leonardo da Vinci.

A Universidade Católica de Brasília (UCB) é um dos centros de ensino superior tradicionais na cidade. Hoje, a UCB oferece cerca de 50 cursos de graduação presenciais e a distância, além de cursos de mestrado e de doutorado. O centro também conta com mais de 100 projetos de pesquisa e cerca de 50 projetos de extensão.

Eduardo Costa, 26 anos, se formou recentemente em economia na UCB e continua utilizando o espaço da instituição, sobretudo a biblioteca, para estudos. O economista tinha residência em Samambaia antes de se mudar para Taguatinga, e elogia a estrutura da cidade.

;Morei em Samambaia por 13 anos antes de me mudar para Taguatinga. A principal diferença é que aqui tudo é perto, comércio, padaria... Também sinto mais segurança e mais contato com os vizinhos, mais interação. Uma sensação de comunidade. Por isso, não ficamos tão isolados;, explica.

Ele destaca também as opções de lazer na região. ;Geralmente, saio para bares, principalmente na Praça do DI, e para o Taguaparque. É bem tranquilo para caminhar com a família e fazer piqueniques;, avalia.

Universidade Católica de Brasília
(QS 7, Lote 01; 3356-9000).

Ensino de referência

Ainda nas opções de centro de ensino superior, Taguatinga conta com duas unidades do UniCeub (Centro Universitário de Brasília). Os campus oferecem cursos como direito, relações internacionais, ciências da computação, administração e ciências contábeis.

Os cursos do UniCeub adotam o modelo híbrido, que têm disciplinas presenciais e a distância. Além disso, contam com o Projeto Integrador (PID), uma espécie de estágio obrigatório que une teoria e prática.

A aluna de direito Ana Luísa Santos, 19 anos, nasceu em Taguatinga e elogia a independência da região. ;Conheço muita gente que sai do Plano Piloto para resolver ou comprar coisas aqui. E o custo de vida não é tão alto. As pessoas não precisam sair da cidade para nada;, afirma.

Ana Luísa elogia também o povo de Taguatinga. ;Em geral, as pessoas de Brasília não são muito receptivas. Mas, aqui, ocorre o contrário.;

Confiança

Também aluna de direito, Danuse Amancio, 24 anos, vê Taguatinga como uma cidade completa. ;A principal característica de Taguatinga é que você resolve todos os problemas na região. Há shoppings, órgãos do governo, lugares para trabalhar, estudar e morar. Sem contar que existe uma relação de confiança enraizada. Todo mundo é bastante família;, destaca.

Além disso, Danuse ressalta as opções de lazer e de entretenimento em Taguatinga. ;O Mercado Sul é um ponto de encontro cultural que faltava na cidade, por exemplo. Também gosto muito de ir ao Taguaparque;.

UniCeub
Campus I de Taguatinga.
(Setor D Sul, Lote 3, Loja 1, Pistão Sul; 3966-1201).
Campus II de Taguatinga.
(QS 1, Lote 1/17, Rua 214; 3966-1201).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação