Taguatinga

Indústria diversificada é um dos pilares econômicos de Taguatinga

Para moradores, Taguatinga ainda tem potencial para crescer industrialmente

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 05/06/2018 06:00
Carlos Gravia e a filha Rosangela: a empresa acompanhou o crescimento da cidade
Foi em um pequeno galpão em Taguatinga Sul que os irmãos Carlos e José Gravia começaram o que se tornaria a indústria Gravia, hoje um dos mais importantes grupos metalúrgicos do país e o maior do Centro-Oeste.

Portugueses, os irmãos passaram por São Paulo antes de chegar a Brasília e abrir em 1961 a empresa, que forneceu materiais para obras importantes na capital, como a Catedral Metropolitana, o Teatro Nacional e alguns ministérios.

Com 83 anos, Carlos lembra do começo com o irmão (já falecido) em Taguatinga. ;Tínhamos só um galpão e morávamos de parede e meia com a fábrica. Foi aqui que nasceram todos os nossos filhos;, recorda-se.

O negócio continuou conduzido pela própria família. Filha de Carlos, Rosangela Gravia, 55, hoje é diretora da empresa. Ela explica que Taguatinga foi a base para tudo do grupo e atualmente continua sendo o cerne da Gravia em todas as outras operações.

[SAIBAMAIS];A Gravia acompanhou todo o processo de crescimento de Taguatinga. Aqui é nossa base, onde mais investimos, onde a maioria dos nossos funcionários moram. É a nossa cidade do coração;, diz. O grupo mantém uma indústria, um centro de distribuição e duas lojas na cidade, que geram emprego para cerca de 200 funcionários.

Ela vê Taguatinga como uma cidade viva e sempre em movimento. ;É uma região que se autossustenta, que tem a própria economia, que gera riqueza. E é uma cidade acolhedora. Quem vem para cá não quer sair.;

Na visão de Rosângela, a cidade possui ainda mais potencial para crescer industrialmente, caso ocorram os investimentos necessários. ;A indústria é a mola de qualquer economia, é ela que gera empregos para as próximas gerações. Precisamos pulsar e investir mais na indústria de Taguatinga;, opina.

Malharia da nossa cidade

Carlos Gravia e a filha Rosangela: a empresa acompanhou o crescimento da cidadeFora o comércio, a indústria é um dos principais setores da economia que movimenta Taguatinga. E, entre as empresas do ramo, a Aeróbica Indústria de Roupas tem clientela consolidada: a empresa se estabeleceu na cidade há três décadas.

A linha de produção é intensa e diversificada, vai desde uniformes a roupas para o dia a dia. Sob comando dos empresários Moacir Emmanoel Moraes, 76 anos, e Nádia Moraes, 67, a malharia cresce mesmo diante de competição acirrada.

;Aqui, o comércio e a indústria são bastante ativos. É uma cidade muito viva. Por isso, há muita concorrência;, comenta Nádia. A estrutura urbana favoreceu o desenvolvimento do ramo industrial e, consequentemente, a permanência de Nádia e do marido em Taguatinga.

O vínculo é tão forte que a história dos dois se funde à da cidade: o casal mora na região desde 1960, quando a população sequer alcançava os 10 mil habitantes.

Hoje, nem Nádia nem Moacir Emmanoel se veem em outro local. ;Durante toda a nossa vida, acompanhamos esse crescimento vertiginoso. Em outros lugares não temos a mesma relação com as pessoas que temos aqui. Por isso, gostamos muito de Taguatinga;, afirma o empresário.

Aérobica Indústria de Roupas
CSB 7, Lote 2, Loja 3, Taguatinga Sul ; 3563-7891.
Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação