Taguatinga

Festas, baladas e uma agitada cena cultural fazem Taguatinga fervilhar

A vocação artística é um legado que a cidade preserva em vários espaços. Pra quem curte um agito, há opções para todos os gostos

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 05/06/2018 06:00

Ana Flávia Sampaio gosta de barzinhos e do ambiente da cidade

A noite de Taguatinga também é movimentada. No Pistão Sul, uma série de boates que vão do eletrônico ao funk e ao sertanejo agita a cidade e é uma opção para quem quer dançar e se divertir. DJs e duplas costumam se apresentar nos locais em festas que varam a madrugada.

Uma das opções para quem busca um programa mais agitado para o fim de semana é a Elevel Club. A casa, que ocupa o lugar onde antes estava o Ibiza Lounge, promove eventos de música eletrônica e sertaneja, em geral com opção de entrada com open bar incluso e promoções para a entrada até a 0h.

A estudante Ana Flávia Sampaio dos Anjos, 19 anos, é uma das frequentadoras do local. Ela elogia as opções de diversão e entretenimento em Taguatinga.

;Gosto muito dos barzinhos daqui. Têm também muitas boates. Faltam alguns locais mais diferenciados, mas existem muitas boas opções, sim;, comenta.

Ana Flávia elogia o clima de Taguatinga e o contato entre as pessoas. ;Gosto muito daqui e, principalmente, do ambiente da cidade, que é muito bacana, muito bom para se divertir;, diz.

Elevel Club
(QS3, Lote 15, Loja 2; 98307-0571). Aberto de quinta a sábado, a partir das 21h.

Lucas Nascimento: o Pistão Sul é o espaço de diversão

Do pagode ao eletrônico

A boate Santa Teresa Social Clube é mais uma opção para quem quer aproveitar e se divertir na noite de Taguatinga, na região do Pistão Sul. A casa, inaugurada há seis anos, aposta principalmente em shows de ritmos como o pagode e o samba.

Além disso, no intervalo entre as apresentações, o público pode curtir a batida da música eletrônica, com DJs que tocam no local. Em todas as festas da Santa Teresa Social Club, os ingressos dão direito a open bar (com diversas opções de bebidas).

Favorita

O estudante de gastronomia Lucas Nascimento, 19 anos, é um dos frequentadores da Santa Teresa. Ele destaca as opções de diversão da cidade, com bares e boates. ;Moro há 16 anos em Taguatinga. A região de bares é bem legal. É minha parte favorita da cidade;, afirma.

Para Lucas, a cidade é muito diversificada. ;Taguatinga também tem áreas de estudantes, parques, áreas públicas bem cuidadas. É uma cidade muito abrangente;, aponta.

Outra qualidade que Lucas vê na região é a ligação mais forte e próxima entre os próprios moradores da região administrativa. ;Por exemplo, onde moro, na QSD, há bastante interação entre as pessoas. Em outras cidades do Distrito Federal, eu não vejo isso;, conta.

16 anos
Tempo em que Lucas mora na cidade

Santa Teresa Social Clube
(QS 3, Pistão Sul; 9 8434-5203). Aberto de quinta a sábados, das 21h às 3h.

Jaile de Assis: boa gastronomia e qualidade nas ações culturais

Polos que irradiam cultura

O estabelecimento abriu em 1975. Antes conhecido como Bar Kaixa D;Água, o local era comandado pelo comerciante Jaile de Assis Ricardo, 64 anos, em parceria com a mãe e o irmão. Hoje, o ativista cultural trabalha no mesmo ponto, com o irmão e um chef de cozinha.

À medida que o tempo passou, o local ficou famoso por um novo nome: Kareka;s Bar. Apesar da mudança na alcunha, o nicho do estabelecimento se manteve.

Os focos são boa gastronomia, cultura e música de qualidade. O bar também atrai pelos preços módicos das bebidas e a cozinha é conhecida por três carros-chefes: bolinho de carne, lagarto ao molho madeira e filé de tilápia à moda do chef.

Mas é a verve cultural que faz do espaço uma referência. O bar abre espaço para bandas iniciantes e ficou famoso por quatro eventos anuais: o Verão Cultural; a Semana da Cultura (SemaCult), em comemoração ao aniversário de Taguatinga, em junho; o Lual da Educação, em outubro; e a Semana da Arte Negra, em novembro.

Shows

;O bar contribuiu e é alimentado por essa galera que marca presença. Recebemos, inclusive, shows de muita gente conhecida da música brasileira e três internacionais, como o da saxofonista norte-americana Hope Clayburn. Temos uma grande integração com movimentos culturais e pessoas que fazem parceria conosco, além da própria população;, destaca Jaile.

Edilene Basambeth:

Frequentadora do estabelecimento, a representante comercial Edilene Basambeth, 46 anos, percebe a independência de Taguatinga. ;Temos vida noturna, cultura, comércio. Há opções de moradia para todo o tipo de poder aquisitivo. É uma cidade muito completa;, comenta.

Ela também considera que a região favorece a preservação das amizades. ;Aqui ainda encontramos os amigos que fizemos na pré-escola. Somos um interior crescido. Tenho muito orgulho de morar aqui em Taguatinga.;

Kareka;s Bar Kaixa D;Água
CNF 2, Lote 1, Loja 5, Taguatinga Norte ; 984-891-539.
Aberto de quarta a domingo, das 18h às 3h.

Ivaldo Cavalcante: premiado fotojornalista investe na cidade

Arte e boa música

Outro local preferido dos moradores e visitantes que curtem ambientes alternativos é a Galeria Olho de Águia.

Comandado pelo fotojornalista Ivaldo Cavalcante, 62 anos, o lugar é perfeito para grupos grandes e pequenos. O estabelecimento tornou-se conhecido pelas exposições fotográficas, shows, noites de autógrafos e eventos artísticos que recebeu.

Além da parte cultural, há comidas e bebidas vendidas no bar Faixa de Gaza, dentro da galeria, além de espaço para leitura (Biblioteca Gervásio Baptista), palco para apresentações musicais, área de jogos e centenas de itens de colecionador que podem ser explorados pelos clientes. Tudo, é claro, ao som de clássicos do rock e da MPB.

Além das atividades na galeria, Ivaldo promove projetos independentes, como o Cineclube Praça do Relógio e apresentações de voz e violão voltadas a músicos autorais. ;Sou morador de Taguatinga desde os 4 anos. Vivi, fotografei, registrei grupos de resistência. As pessoas gostam daqui, e é como se eu tivesse pego o bastão de todo esse pessoal para contar a história da cidade;, observa.

Galeria Olho de Águia
CNF 1, Ed. Playa Mar, Loja 12, Taguatinga Norte ; 999-962-575.
Aberto de terça a sábado, das 18h às 3h.

Artistas revitalizaram espaços no Mercado Sul

Mercado cultural

Criado para ser um grande centro de comércio, o Mercado Sul viu a glória da década de 1960 ir desaparecendo quando começaram a surgir os grandes shoppings e supermercados em Taguatinga.

Abandonado por anos, o espaço foi recuperado por artistas que deram cor ao conjunto de casas e lojas e transformaram a região em um polo cultural de todo o DF.

Hoje, o projeto conta com oficinas de artesanato, de construção de instrumentos musicais a partir do papelão, EcoFeira, capoeira, meditação, rádio, debates, eventos, além de outras atividades, como teatro de mamulengo Invenção Brasileira (criado por Chico Simões).

Um dos ativistas que atuam no projeto, o mímico e arte-educador Abder Paz, 30 anos, destaca a atuação dos artistas envolvidos no projeto para revitalização do Mercado Sul.

;Aos poucos foi chegando uma comunidade artística, que começa a pintar e colorir as casas, fazer festas nas ruas, atividades com as crianças e acabaram dando vida de novo para esse espaço;, afirma.

O mímico Abder Paz é um dos ativistas do local

Arte popular

;Hoje, o Mercado Sul contribui com a cidade sendo um espaço de referência para a produção cultural e artística, principalmente de arte popular e de culturas alternativas;, diz.

O mímico vê Taguatinga como uma cidade que ainda tenta manter as ruas ocupadas e cheias de vida, com um relacionamento mais forte entre as pessoas. ;Apesar de ser muito grande, Taguatinga ainda tenta esse exercício de cidade do interior;, acredita.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação