Taguatinga

Taguatinga é polo de saúde e concentra importantes hospitais do DF

Hospital Santa Marta, por exemplo, possui 1.650 profissionais contratados e 500 médicos no corpo clínico

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 05/06/2018 06:00
Luci Emídio: mais de 22 mil pacientes passam pelo pronto-socorro todos os meses

Reconhecido pelos serviços prestados na área de saúde, o Hospital Santa Marta está entre os maiores da rede privada do Distrito Federal, principalmente pela quantidade de leitos oferecidos aos pacientes.

O desenvolvimento do centro hospitalar fez parte da história de Taguatinga por se tratar de uma nova opção à comunidade.

Os atendimentos começaram em 1986 e, até hoje, a população encontra um hospital de excelência sem precisar sair da região administrativa. São 1.650 funcionários contratados, 500 médicos no corpo clínico e 200 terceirizados trabalhando no local.

[SAIBAMAIS]Segundo Luci Emídio, superintendente da unidade de saúde, mais de 22 mil pacientes passam pelo pronto-socorro todos os meses. No ambulatório, o número de consultas realizadas chega a 20 mil. Os principais beneficiados são moradores de Taguatinga, que correspondem à maior parte dos pacientes.

;O hospital é daqui e está na cabeça das pessoas. A região ao redor dele, por sinal, teve uma valorização imobiliária sem limites. É um orgulho para a cidade e, em termos de geração de renda, também estamos alinhados com ela;, comenta Luci.

Qualidade e estrutura

O Anchieta é outra referência quando o assunto são os hospitais em Taguatinga. O projeto para construção e inauguração começou em 1992 e, em 1995, o hospital privado foi inaugurado com a proposta de oferecer atendimento de diversos ramos na área da saúde.

Hoje, o Anchieta conta com uma área de edificação de 60 mil m;. Além da estrutura própria do hospital (com áreas de pronto-socorro, UTIs, laboratório e centro cirúrgico), o local abriga também cerca de 130 clínicas e consultórios, com diversas especialidades.

Para quem precisa ou deseja utilizar o serviço público, Taguatinga também conta com opções. Além dos postos de saúde, a cidade abriga o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), um dos maiores do Distrito Federal.

O HRT foi inaugurado em março de 1974 com área de 36 mil metros quadrados e capacidade de 400 leitos.

Destaque

O projeto para criação da unidade começou ainda na década de 1960, quando se notou a necessidade de um hospital público na região. Hoje, o HRT conta com 343 leitos ativos na internação e 22 ambulatórios.

Ao longo da trajetória, o HRT conseguiu se destacar em diversas áreas, também com forte atuação na pesquisa. O hospital foi referência, por exemplo, por ter o primeiro banco de leite humano no Distrito Federal e pelo combate à hanseníase e à tuberculose.

O médico de gerações

Hospital Santa Marta, por exemplo, possui 1.650 profissionais contratados e 500 médicos no corpo clínicoO pediatra Wilson Marra, 69 anos, é um dos médicos mais tradicionais da cidade. Além de ter importante atuação no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), ele atendeu a gerações de pacientes na Carla Clínica Médica, que mantém na região há 39 anos.

Marra conta que chegou a Taguatinga quando tinha ainda 14 anos. ;Eu amo Taguatinga, toda minha vida foi aqui. Conheci minha esposa na cidade, meus filhos nasceram aqui, todo o meu crescimento aconteceu dentro de Taguatinga;, lembra o médico.

No HRT, Marra foi um dos responsáveis pela criação, em 1978, do primeiro banco de leite humano do Distrito Federal. A iniciativa ajudou milhares de crianças que passaram pelo hospital desde então. ;Foram 32 anos de trabalho no hospital e conseguimos fazer muita coisa;, lembra.

Atualmente, Marra continua trabalhando na clínica, sempre cheia com pacientes que, em geral, são filhos (ou netos) de quem já foi paciente do pediatra. ;Hoje atendo praticamente à terceira geração, filhos e netos de muitas crianças que passaram por aqui continuam vindo;, conta.

O pediatra viu toda a evolução de Taguatinga e avalia que a cidade cresceu muito, mas ainda mantém algumas boas características do passado. ;Aqui tem um jeito interiorano, todo mundo conhece todo mundo. Isso diminuiu com o crescimento, mas, mesmo assim, permanece. E é ainda uma cidade muita viva, com tudo o que a gente precisa.;

Cidade promissora

O dentista Dodwell Guedes de Freitas, 48 anos, é mais um exemplo de quem chegou de fora e se apaixonou por Taguatinga. Paraibano, ele veio, formado, para trabalhar no Exército e adorava a cidade. Em 1996, abriu consultório em Taguatinga e segue trabalhando na região.

;Eu me apaixonei, fiquei aqui e me estabeleci. O primeiro local em que trabalhei fora do Exército foi em Taguatinga Sul e depois fui mudando de salas;, lembra.

No consultório, ele e outros profissionais oferecem serviços dentários variados. Dodwell é clínico geral e especialista em algumas áreas, como a ortodontia. Implantes e próteses também podem ser feitos no local.

Para Dodwell, Taguatinga hoje é mesmo uma cidade independente em que pode ser feito de tudo. ;Não preciso ir para o Plano. Tenho também uma clínica no Guará, mas aqui é minha base e posso resolver tudo que preciso;, explica.

As amizades são outro fator que aumentam o carinho do dentista pela cidade. ;Conheci muitas pessoas, fiz muitos amigos, tenho uma clientela muito especial. Isso me cativou e me fez permaneceu até hoje;, conta. ;Não largo Taguatinga, que foi onde comecei minha carreira e onde criei meus dois filhos;, afirma.

Carla Clínica Médica
(QSA 2, Lotes 2 e 3, Edifício Carla; 3352-1515). Aberto de segunda a sexta, das 8h às 20h; e sábado, das 8h às 14h.Setor E, Área Especial 1 e 17, Taguatinga Sul ; 3451-3000.
Aberto de domingo a domingo, 24 horas por dia (pronto-socorro).


Hospital Regional de Taguatinga
(Setor B Norte, Área Especial 24; 3353-1000). Aberto 24h.

Hospital Anchieta
(Setor C Norte, Área Especial 8, 9 e 10; 3353-9000). Aberto 24h.

Consultório Dodwell Guedess
(QND 28, Lote 20, Sala 104; 3354-6558). Aberto de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação