Taguatinga

Parques da cidade são espaços para quem investe na qualidade de vida

O verde do Taguaparque é um refúgio para os moradores de Taguatinga. Com 89 hectares, o espaço conta com quadras de vôlei, de futebol de areia e de basquete, pista de corrida, ginásio, aparelhos de ginástica e centro cultural

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 05/06/2018 06:00

Taguatinga é uma cidade viva e intensa. A correria e a agitação do comércio no centro dão o tom do ritmo da região, sempre em movimento acelerado. Mas a cidade de 60 anos também tem seus espaços de respiro. O verde do Taguaparque é um deles. Citado sempre por moradores da cidade como motivo de orgulho, o parque oferece opções para se divertir e relaxar.

Criado em 2009, o Taguaparque era um desejo antigo dos moradores. Com 89 hectares, o espaço conta com quadras de vôlei, de futebol de areia e de basquete, pista de corrida, ginásio, aparelhos de ginástica e centro cultural.

Cerca de 4 mil pessoas passam pelo local mensalmente, segundo dados da administração regional. O Taguaparque também é usado para diversos eventos. Um exemplo é o Pentecostes, que neste ano levou 500 mil ao espaço em três dias de celebração.

[SAIBAMAIS]O autônomo Carlos Eduardo Queiroz Costa, 36 anos, elogia o Taguaparque. Apaixonado por esportes, ele conta que vai sempre que pode ao local para praticar atividades como o slackline. ;Gosto demais de esportes e é bom ter um lugar assim perto de casa;, diz.

Desde 2008 em Taguatinga, ele elogia a energia da cidade. ;É muito mais vivo e movimentado que o Plano Piloto, por exemplo. Tem um povo muito comunicativo. E é uma cidade independente, tem de tudo.;
Carlos Eduardo, fã do slackline:

Para a família

O militar Vitor Pereira Ribeiro, 32 anos, aproveita o ambiente do Taguaparque para se divertir com a filha Cecília, de 4 anos. ;Venho pelo menos duas vezes por semana e trago minha filha. Gosto muito desse contato com a natureza. Trago meu skate e ela vem com um patinete e ainda praticamos outros esportes;, diz.

Carioca, Vitor diz que se adaptou bem à cidade. ;Fui bem recebido. Estou aqui há 8 anos e temos muitas opções de coisas para fazer. Também é uma cidade completa. Moro perto da comercial e ali tem de tudo perto de casa;, comenta.

Tranquilidade e natureza


Criado em 1996 e reinaugurado em 2013, o Parque Ecológico Saburo Onoyama é uma das atrações mais queridas de Taguatinga. O espaço foi cultivado ao longo de 60 anos pelo botânico japonês Saburo Onoyama.

Hoje, a unidade de conservação de 93 hectares (o equivalente a cerca de 130 campos de futebol) conta com duas piscinas, lanchonetes, trilhas, parques infantis, churrasqueiras, quadras de esportes e área para piquenique. A administração do espaço ainda promove encontros sobre educação ambiental para a comunidade.

Aposentados, Maria Rosa Rodrigues, 62, e Franco Rodrigues, 68, resolveram desenvolver uma relação diária com o parque.

Todas as manhãs, o casal, morador de Taguatinga Sul há 33 anos, passa ao menos duas horas no local para se exercitar e aproveitar o verde. ;Gosto dessa natureza. Fazemos caminhada, respiramos ar puro. É sempre muito tranquilo;, comenta Maria Rosa.

Para Franco, uma das principais qualidades da cidade é oferecer espaços como esse aos habitantes. ;Neste parque há menos gente, podemos vir a pé, às vezes vemos alguns animais. É ótimo. Por isso, acho que Taguatinga tem de tudo;, observa.


Parque Ecológico Vivencial Saburo Onoyama
Setor C Sul, QSD Área Especial/QSC 26, Taguatinga Sul ; 3352-2102.
Aberto todos os dias, das 6h às 18h. Piscinas funcionam de quinta a domingo, das 9h às 16h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação