Mundo Digital

Nova placa de vídeo traz recursos sofisticados de overclocking

postado em 19/04/2010 13:38
A ASUS Republic of Games (ROG) acaba de lançar a MATRIX 5870, placa gráfica que tem como referência a ATI Radeon 5870 e oferece potência para jogos rápidos e precisos, por meio de controles refinados que superam em overclocking e sintonia fina.

A placa chama a atenção pelos recursos e detalhes: 2GB de RAM GDDR5 em uma interface real de 256 bits em 4,8GHz e clock de 894MHz. No entanto, para conseguir extrair o máximo em jogos é fundamental otimizar os recursos, porque potência só não basta. É aí que entra o SHE (Super Hybrid Engine).

O Super Hybrid Engine aproveita o hardware para obter a máxima potência quando necessário, alternando entre ação intensa e operação do dia-a-dia automaticamente. O resultado é 19% em média mais desempenho que o modelo de referência e uma tremenda redução de 54% no ruído da GPU em gráficos 2D tradicionais, sem interrupções para o usuário.

A MATRIX 5870 tem um projeto térmico bem planejado. Primeiro, ela conta com uma combinação de ventilação e dissipador de calor que aumenta em 22% a pressão do ar, mais do que o necessário em qualquer placa 5870 de referência. Soma-se a isso os materiais de altíssima qualidade utilizados, uma marca registrada da linha ROG.

Sempre alerta
Gamers e overclockers fanáticos vão se surpreender ainda mais com ProbeIt, uma inovação da ASUS que permite ao usuário aproveitar ainda mais sua companheira preferida para jogos. A tecnologia ProbeIt utiliza pontos na própria placa gráfica que, quando acessados via multimetro, apresentam medidas de voltagem do núcleo da GPU, do barramento PCI-E, da placa e da memória. O retorno é óbvio - condições de tensão excessiva são conferidas e é feita uma comparação dos valores de leitura do software com os do hardware. Isso ajuda a reduzir a incidência de travamentos, tornando o processo de configuração mais preciso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação