postado em 08/01/2008 20:39
Duas semanas de nevadas e gelo no estado de Washington (noroeste dos Estados Unidos) e um repetino aumento da temperatura provocaram chuvas torrenciais e inundações que forçaram a evacuação de mais de 30.000 pessoas, informaram os serviços de emergência.
Com o aumento no volume dos rios e com as insistentes chuvas que derreteram a neve, ficaram bloqueadas as vias terrestres entre o noroeste do estado de Washington, onde vivem três milhões de pessoas, e o sul, na fronteira com Oregon.
A principal auto-estrada para a região, a 5, ficou completamente bloqueada, assim como a linha de trem entre Seattle e Portland (Oregon).
As outras vias que comunicam Seattle com o leste, e que atravessam montanhas, foram fechadas por deslizamentos. Assim, a única maneira possível de deixar Seatle nesta quinta era de avião.
Entre ontem e hoje, a previsão era de 200mm a 300mm de chuva em Washington, o que provocou o derretimento da espessa camada de neve, de até 2 metros, que caiu na região desde o final de dezembro, informou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).