postado em 20/04/2008 11:46
QUITO ; Um incêndio neste sábado (19/04) em uma discoteca de Quito, capital do Equador, matou pelo menos 14 pessoas e deixou 45 feridos durante um show de rock. Fogos de artifíco acesos por uma pessoa que assistia à apresentação teriam provocado o incêndio, segundo a porta-voz da Cruz Vermelha, Cristina Medina.
De acordo com o chefe dos bombeiros de Quito, Jaime Benalcázar, pelo menos 300 jovens, entre eles muitos menores de idade, estavam na discoteca Factory, ao sul da capital equatoriana. Quando o fogo começou, os seguranças tentaram apagar as chamas, mas os materiais usados na decoração do local, como papel e tecido, fizeram com que o fogo se alastrasse rapidamente.
A discoteca não teria cumprido as normas de segurança. Benalcázar afirma que além da presença de fogos de artifício ; o que não deveria ser permitido ;, havia mais pessoas do que a lotação máxima permitida e as saídas de emergência estavam trancadas com cadeados.
Entre os feridos há várias pessoas em estado grave, com o percentual de queimadura no corpo entre 50% e 100%. Após o incêndio, os corpos foram levados para vários centros assistenciais de Quito.