postado em 20/04/2008 16:41
LOS ANGELES - Milhares de pessoas protestaram em Los Angeles, neste sábado (19/04), contra um apresentador da rede de televisão CNN acusado de ofender o povo chinês, segundo informou a polícia local.
O protesto fez parte de uma série de manifestações convocadas em várias cidades do planeta. Entre 2 e 5 mil pessoas com megafones e cartazes protestaram contra a "desinformação" da cobertura da imprensa ocidental sobre a situação no Tibete e a sua relação com os Jogos Olímpicos de Pequim.
Na última terça-feira (15/04), a China exigiu desculpas da rede CNN pelas declarações do apresentador Jack Cafferty sobre as exportações chinesas. Ele as chamou de "porcarias pintadas de chumbo" em referência aos milhões de produtos chineses retirados do mercado por conter altos níveis de chumbo.
Em 9 de abril, Cafferty disse: "Acredito que são o mesmo bando de gansos de há 50 anos;. Em comunicado divulgado nesta terça-feira, a CNN afirmou que as críticas de Cafferty não eram dirigidas ao povo chinês, mas a seus governantes.