postado em 20/04/2008 16:43
ASSUNÇÃO ; ;As eleições paraguaias desenvolvem-se perfeitamente e quase sem incidentes;, disse o presidente da Corte Eleitoral, Rafael Dendía. Ele acrescenta que não sabe a partir de que hora os resultados serão anunciados. "Até agora não há erro. Tudo está perfeito nas mesas de votação, o que somado ao bom tempo nos permite prever uma excelente eleição", afirmou.
Os principais candidatos à presidência do Paraguai votaram neste domingo (20/04) e esbanjaram otimismo. O primeiro foi o candidato da esquerda Fernando Lugo, favorito nas pesquisas. Lugo votou na escola Talavera Ritcher, em Lambaré, Assunção, às 7h11 locais (8h11 de Brasília), 11 minutos após a abertura dos centros de votação em todo o país.
Após depositar seu voto na urna, o ex-bispo candidato pela Aliança pela Mudança (APC) levantou o dedo indicador marcado com tinta para ser fotografado pela imprensa. "Tenho a tranqüilidade de ter contribuído com o voto cidadão. Isso é histórico", disse.
Um pouco mais tarde, o candidato direitista à presidência, o general Lino Oviedo, da União Nacional de Cidadãos Éticos (Unace), votou no colégio Alvarin Romero, também na capital.
Oviedo, acompanhado da filha, fez sinal de positivo à imprensa antes de se dirigir à urna.
"Queremos tirar os corruptos e os mentirosos do governo. Vamos deixar algo para nossa juventude, para nosso esforçado povo paraguaio", disse Oviedo.
A última a votar foi a candidata do governo, Blanca Ovelar, do Partido Colorado. Sorridente, Ovelar votou no colégio Vicente Iturbe de Assunção e fez o mesmo gesto dos adversários, exibindo o dedo indicador com tinta. "Agora vou acompanhar por telefone e pela imprensa o que ocorre nesta eleição", afirmou Ovelar.
No total, 2.861.940 paraguaios foram convocados às urnas em centros espalhados pelo país. Os locais de votação foram abertos às 7h (hora local) e fechados às 16h.