postado em 21/04/2008 18:22
TEERÃ - O vice-diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Olli Heinonen, se reuniu com dirigentes iranianos nesta segunda-feira (21/04), em Teerã. A reunião serviu para esclarecer se o Irã continua ou não com seu programa nuclear militar.
As reuniões de Heinonen concidem com um ataque do influente jornal conservador iraniano Kayhan, que acusa a agência da ONU, que fiscaliza o uso da energia nuclear no planeta, de atuar a mando de Estados Unidos e Israel.
Segundo a AIEA, com sede em Viena, Heinonen quer averiguar se é verdade que o Irã desenvolveu estudos para a construção de ogivas nucleares, além da possível conversão do míssil Shahab-3 em projétil nuclear e do estudo de locais para realizar testes atômicos subterrâneos.
Teerã afirma que esses questionamentos são "acusações sem fundamento". Heinonen, que chegou a Teerã no domingo, se reuniu com o vice-diretor da Organização Iraniana de Energia Atômica, Mohamad Saidi, e com o representante do Irã na AIEA, Ali Asghar Soltaniyé. Segundo informações da agência oficial iraniana IRNA as discussões continuarão na terça-feira (23/04).