postado em 22/04/2008 18:57
WASHINGTON - Relatório divulgado pelas autoridades federais americanas revelou forte aumento no número de aviões, principalmente da companhia aérea Continental Airlines, que chegam a Nova York com tão pouco combustível nos tanques que precisam realizar pousos de emergência.
No documento, que reproduz as notificações de combustível mínimo e declarações de emergência transmitidas ao aeroporto de Newark (Nova Jersey, próximo a Nova York) do ano passado, o departamento de Transportes americano expressa preocupação sobre a possibilidade de que alguns casos ocorram devido a economia de gasolina.
"Nos preocupa o fato de que medidas de economia de combustível possam ter contribuído para as declarações de baixo nível de gasolina devido a dois boletins para pilotos emitidos pela Continental Airlines em 2007", aponta o relatório.
No primeiro boletim, a Continental mostra preocupação com o número de paradas para reabastecer feitas pelos pilotos em vôos para Newark vindos da Europa. No segundo, a empresa afirma que abastecer as aeronaves indiscriminadamente reduz lucros e um possível fundo de pensão.
As declarações de emergência por combustível alertam os controladores aéreos de que o avião precisa de prioridade para aterrisar devido a níveis muito baixos de combustível.