postado em 23/04/2008 16:15
Oito militantes e um soldado paquistanês morreram durante um confronto, em que tropas paquistanesas e afegãs trocaram tiros por engano. A informação foi divulgada pelo Exército do Paquistão. A batalha na fronteira ocorreu hoje (23/04).
Um porta-voz do Exército paquistanês, general Athar Abbas, disse que militantes atacaram um posto na fronteira afegã, na região paquistanesa de Bajur. As tropas afegãs revidaram e atingiram outro posto de fronteira paquistanês, próximo do local
Os soldados paquistaneses entraram no combate, iniciando um confronto em que um militar paquistanês morreu e outro ficou ferido, segundo Abbas. Oito militantes afegãos morreram no lado afegão da fronteira, informaram as tropas paquistanesas.
Segundo o porta-voz, a troca de tiros entre paquistaneses e afegãos foi um "mal-entendido" no calor da batalha, propiciado pela escuridão e pelas más condições do terreno. "Quando começa um tiroteio em uma área montanhosa, não se sabe de onde vem o tiro. Nós não sabemos como aconteceu isso, mas nós podemos chamar de fogo cruzado.
Segundo Abbas, comandantes do Afeganistão e do Paquistão se encontraram hoje para discutir o que deu errado e dissipar qualquer tensão. Shafirullah Khan, alto funcionário em Khar, principal cidade de Bajur, disse que a troca de tiros entre afegãos e paquistaneses continuou durante a tarde.
Já houve vários incidentes do tipo nos últimos anos. Em maio do ano passado, um confronto deixou 13 mortos. Tropas dos Estados Unidos no Afeganistão também já atingiram soldados paquistaneses quando buscavam militantes.