postado em 25/04/2008 09:14
BERLIM - O diretor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Jacques Diouf, sugeriu que a comunidade internacional conceda subsídios aos agricultores do Terceiro Mundo para compensar a ajuda estatal recebida pelos agricultores do Hemisfério Norte. "É preciso criar condições iguais para todos", afirmou Diouf em entrevista ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung.
"Não tenho nada contra o fato dos agricultores dos países desenvolvidos receberem subsídios para elevar seus rendimentos a um nível conveniente. Porém, os agricultores dos países em desenvolvimento também devem receber estes subsídios de parte dos doadores da comunidade internacional. Se não queremos isto é necessário suprimir os subsídios para todo mundo. Não é aceitável que os pobres sejam sempre os mais pobres", acrescentou o diretor da FAO.
Ao ser questionado sobre quem se beneficia com a atual crise alimentar mundial provocada pela alta dos preços, o senegalês citou supermercados e negociantes que vendem as mercadorias a preços elevados, assim como os especuladores dos mercados a termo, que ganham muito dinheiro. "E certamente, se beneficiam os agricultores dos países ricos. Podem produzir em boas condições e ainda recebem subsídios", completou.