postado em 25/04/2008 10:52
LYON - O chefe da Interpol advertiu, nesta sexta-feira (25/04), que a China deve estar preparada para um possível ataque da rede terrorista Al-Qaeda durante os Jogos Olímpicos de Pequim, segundo cópia de discurso durante uma conferência. ;Devemos estar preparados para a possibilidade de que a Al-Qaeda ou qualquer outro grupo terrorista tente um ataque mortífero durante os Jogos", declarou o chefe da Interpol, Ronald K. Noble, durante conferência internacional sobre segurança na cidade sede dos Jogos.
"Em 2007, disse que a Interpol não havia recebido qualquer informação sobre ameaças terroristas diretas sobre os Jogos Olímpicos, mas os últimos informes indicam que, desde então, a situação mudou", declarou Noble. "Infelizmente uma ação terrorista é uma possibilidade real e uma preocupação real", afirmou ainda.
Noble mencionou ações como explodir avião, organizar ataques em Pequim e em outras cidades chinesas contra hotéis, prédios estatais e alvos militares mediante diversos meios como veneno, gás, bombas ativadas à distância, atentados suicidas, seqüestros de atletas, de espectadores e de jornalistas estrangeiros", explicou.
"Os Jogos Olímpicos devem se preparar para a possibilidade de que grupos de indivíduos responsáveis por violências no trajeto da tocha olímpica possam prosseguir com sua ação durante os Jogos", assegurou Noble. A Interpol indicou que mobilizará uma equipe em Pequim e instalará um dispositivo de alerta e coordenação durante os Jogos.