postado em 25/04/2008 11:20
VIENA - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, fez um pedido, nesta sexta-feira (25/04), a favor de uma ação imediata para remediar a crise provocada pela alta dos preços dos produtos alimenticios. "O forte aumento dos preços dos alimentos se transformou em uma crise mundial real. Devemos agir imediatamente de maneira combinada com toda a comunidade internacional", disse Ban Ki-moon em uma entrevista coletiva em Viena.
A disparada dos preços dos cereais criou uma situação de emergência que levou a protestos em 37 países pobres, advertiu recentemente a FAO, a agência da ONU para a Alimentação e a Agricultura. "A curto prazo devemos nos ocupar de todas as crise humanitárias que afetam as populações mais pobres do mundo", disse Ban, que calculou em 100 milhões o número de pessoas que engrossariam as fileiras de famintos com o aumento do custo dos alimentos.
O secretário-geral da ONU lembrou o pedido urgente feito recentemente pelo Programa Mundial de Alimentos (PAM) para que a comunidade internacional libere 775 milhões de dólares adicionais para financiar as missões humanitárias em curso.