postado em 25/04/2008 17:51
WASHINGTON - O pré-candidato democrata à Casa Branca Barack Obama afirmou nesta sexta-feira (25/04) que é favorável a uma taxação dos lucros das companhias de petróleo, num momento em que o preço da gasolina bate recordes novamente nos Estados Unidos.
De acordo com a associação automobilística AAA, o preço da gasolina nos postos americanoos nesta sexta-feira era de, em média, 3,58 dólares o galão (3,78 litros). "Para aos americanos mais ricos, o preço da gasolina é um assunto que causa aborrecimento, mas para a maioria dos americanos, é um problema gigantesco que se transforma em crise", disse o senador por Illinois, durante uma coletiva à imprensa em Indiana.
Obama pediu a instauração de uma taxa sobre os lucros das companhias de petróleo, assim como mais transparência na forma como os preços são fixados para os consumidores. O pré-candidato recordou que é favorável a redução dos impostos para a classe média, permitindo que economizem até US$ 1 mil por ano, e a um reforço das medidas voltadas para não desperdiçar a energia.
Obama disse também que deseja iniciar um plano de US$150 bilhões em 10 anos, para favorecer as energias limpas e renováveis. "Os candidatos que têm uma longa experiência na política em Washington, os meus adversários, são pessoas corajosas, mas de que serviu essa experiência? Deixar o preço do galão da gasolina próximo dos 4 dólares", respondeu. Obama ainda assinalou que nenhuma medida para lutar contra o desperdício foi tomada em pelo menos 30 anos.