postado em 25/04/2008 18:46
WASHINGTON - Os Estados Unidos citaram nesta sexta-feira (25/04) China, Rússia, Argentina e Chile entre os países que menos defendem os direitos de propriedade intelectual e permitem a comercialização de marcas falsificadas.
Em seu relatório anual sobre a proteção dos direitos de propriedade intelectual, o gabinete da Representante do Comércio (USTR), Susan Schwab, renovou sua preocupação sobre o desrespeito de licenças na China, Rússia e em outros países. Segundo Susan esse é um dos maiores desafios que enfrenta a economia mundial.
O relatório inclui 46 países, nove dos quais estão em destaque: China, Rússia, Argentina, Chile, Índia, Israel, Paquistão, Tailândia e Venezuela. Quatro países melhoraram sua performance: Egito, Líbano, Turquia e Ucrânia, e outros dois, Belize e Lituânia, foram retirados da lista.
As autoridades americanas têm uma grande preocupação sobre a situação na China e na Rússia, apesar de certo progresso na proteção da propriedade intelectual nos dois países. Os Estados Unidos apresentaram uma ação à Organização Mundial do Comércio acusando a China de faltas contra a proteção industrial e os direitos autorais.