postado em 28/04/2008 14:45
Teerã - O Irã discutiu, nesta segunda-feira (28/04), com a Rússia as linhas gerais de um pacote de propostas para dissipar as dúvidas sobre seu programa nuclear. O principal negociador nuclear iraniano, Saeed Jalili, disse que Teerã logo tornará as propostas públicas. Segundo ele, essas medidas ajudarão a garantir à comunidade internacional que o programa nuclear do Irã é pacífico.
"A República Islâmica do Irã tem propostas sérias que, enquanto reduzem as ameaças no tema nuclear para o mínimo, previnem a proliferação", disse Jalili, segundo a agência de notícias oficial Irna. Ele não forneceu nenhuma informação sobre as propostas. Alguns países, como os Estados Unidos, suspeitam que Teerã utilize seu programa nuclear para encobrir o desenvolvimento de armas. O Irã nega possuir armas nucleares e alega que seu programa busca apenas gerar energia elétrica para fins pacíficos.
Jalili afirmou ter discutido hoje o esboço do pacote com o secretário-adjunto russo no Conselho de Segurança, Valentin Sobolev, durante visita deste ao Irã, segundo a Irna. Sobolev disse esperar que as conversas ajudem a trazer avanços para a relação entre os países, informou a agência russa de notícias RIA Novosti. "Nossas conversas são de natureza pacífica e não são direcionadas contra qualquer terceiro país", garantiu o russo.
A Rússia tem sido um importante aliado do Irã durante o impasse que envolve o programa nuclear do país. Mas, também aprovou as três rodadas de sanções no Conselho de Segurança contra Teerã, pelo fato de o país não ter interrompido o enriquecimento de urânio. Esse processo pode tanto ser usado para produzir energia como bombas.