postado em 29/04/2008 11:23
LA PAZ - O presidente boliviano Evo Morales concentrará sua atenção, nesta terça-feira (29/04), a diversas obras em Santa Cruz, região rebelde que no domingo realizará referendo para validar estatutos autonômicos. Morales, que classifica de ilegal e separatista o referendo e se opõe à consulta, deve entregar veículos à escola de Policiais de Santa Cruz, a 900 km de La Paz, além da atribuição de planos de habitação e de saneamento para bairros pobres dessa região.
O presidente tem programada ainda reunião com o enviado especial da Organização dos Estados Americanos (OEA), Dante Caputo, para abordar a crise política boliviana. Os analistas afirmam que os estatutos poderão reivindicar legitimidade caso sejam aprovados no referendo ; que não é vinculante ;, mas carecem de legalidade, já que não são reconhecidos pela Constituição.
A Corte Nacional Eleitoral comentou também a ilegalidade da consulta popular. Outras três regiões rebeldes que seguem Santa Cruz realizarão consultas similares em junho.