postado em 29/04/2008 20:19
WASHINGTON - Os pré-candidatos democratas à Casa Branca, Barack Obama e Hillary Clinton, estão praticamente empatados para as primárias de Indiana (norte), na próxima terça-feira (06/05), indica uma pesquisa publicada hoje (29/04).
O senador por Illinois obteria 47% dos votos, contra 45% que seriam dados a Hillary. Levando em consideração a margem de erro de mais ou menos 4,1 pontos, pode-se dizer que os dois candidatos estão tecnicamente empatados. Segundo a sondagem, realizada pelo instituto Howey-Gauge, 8% dos eleitores se declaram indecisos.
As primárias de Indiana estão previstas para o dia 6 de maio, mesmo dia em que acontecerá as da Carolina do Norte (sudeste). Obama parte claramente como favorito na Carolina do Norte. No entanto, após a vitória da ex-primeira-dama na Pensilvania, há oito dias, ele precisa vencer também em Indiana se quiser convencer os "superdelegados" indecisos de que ainda pode ganhar nos estados com forte presença de trabalhadores.
A primária será aberta a todos os eleitores e não apenas a membros do Partido Democrata. Segundo Holly Davis, condutor da pesquisa, são os eleitores independentes e republicanos que determinarão quem vencerá a disputa democrata.
O estado de Indiana, que votou em George W. Bush em 2000 e 2004, é considerado um sólido bastião republicano.
A pesquisa ouviu 600 pessoas nos dias 23 e 24 de abril.