postado em 30/04/2008 21:13
A Grã-Bretanha irá às eleições municipais amanhã (01/05) em meio a um cenário que inclui agitação sindical, crise no mercado imobiliário e demissões na city londrina - o distrito financeiro da capital inglesa. Será o primeiro teste eleitoral do primeiro-ministro Gordon Brown. Sem eleições gerais no horizonte até 2009 ou 2010, as eleições municipais - que incluem a disputa da prefeitura de Londres - significam um desafio para a popularidade de Brown frente a David Cameron, o líder dos conservadores.
Se Partido Trabalhista, de Brown, tiver um desempenho ruim, uma facção crítica dentro do partido poderá levantar a bandeira da conveniência de mantê-lo como líder para a próxima campanha eleitoral nacional. Brown, que foi secretário do Tesouro por vários anos e levou o crédito pelo maior período de prosperidade dos britânicos no pós-guerra, substituiu Tony Blair como primeiro-ministro no ano passado, com a promessa de reviver o Partido Trabalhista, cuja popularidade foi corroída pela Guerra do Iraque.
Os surtos de indecisão de Brown, somados a uma conduta sombria e severa mesmo para padrões britânicos, combinaram para derrubar a popularidade dos trabalhistas aos patamares mais baixos em 20 anos. É esperado um comparecimento baixo dos eleitores às urnas e por isso Brown não deverá sofrer um desastre eleitoral, mas seu partido poderá perder mais de 100 prefeituras - grande parte no norte da Inglaterra, justamente uma forte base dos trabalhistas.