postado em 01/05/2008 18:15
WASHINGTON - O presidente americano, George W. Bush, pediu nesta quinta-feira ao Congresso que aprove um pacote adicional de 770 milhões de dólares destinado ao combate da crise alimentar mundial, informou a Casa Branca, em um comunicado.
Declarando-se "preocupado" com a crise, Bush afirmou, na declaração divulgada pela Casa Branca, que os 770 milhões de dólares vão se somar aos cerca de 200 milhões de dólares anunciados recentemente, o que eleva a ajuda americana para pelo menos 1 bilhão de dólares.
"Acho que temos de fazer mais, e hoje peço ao Congresso que proporcione 770 milhões de dólares adicionais", destinados a programas de ajuda alimentar e desenvolvimento, disse Bush.
"Em alguns dos países mais pobres do mundo, o aumento dos preços pode marcar a diferença entre ter comida todo dia e ter de ficar sem alimentos", acrescentou.
A comunidade internacional enfrenta uma grave crise alimentar, que afeta fortemente os países mais pobres.
A redução na oferta de alimentos e a alta dos preços resultam de uma conjunção de fatores, como as restrições de alguns grandes países produtores às exportações de grãos, ou arroz; secas, ou excedente de chuva; aumento da demanda de carne e de produtos lácteos na Ásia; alta dos preços do petróleo, ou o aumento da demanda de milho para biocombustíveis.