postado em 02/05/2008 08:44
NOVA DÉLHI - Dois enviados do Dalai Lama, líder espiritual tibetano no exílio, chegarão, neste sábado (03/05), à China para se reunir com autoridades chinesas para tratar a crise no Tibete, anunciou nesta sexta-feira (02/05) porta-voz do governo tibetano no exílio. "Durante sua breve visita, os enviados discutirão o tema urgente da atual crise nas regiões tibetanas", disse Thubten Samphel. "Transmitirão a profunda preocupação do Dalai Lama com a maneira pela qual as autoridades chinesas enfrentaram a situação e também darão sugestões sobre como levar a paz à região", acrescentou o porta-voz.
Um comunicado do governo tibetano exilado em Dharamsala, no norte da Índia, se referiu a conversações informais, no sábado, na China. "Já que o poder chinês declarou publicamente e ante os governos estrangeiros sua disposição em manter o diálogo, os emissários abordarão um avanço no processo político para que uma solução benéfica para ambas as partes seja encontrada", acrescentou a nota.
No dia 25 de abril, a China propôs a retomada do diálogo relativo ao Tibete. Na terça-feira, pediu ao Dalai Lama que aproveite esta oportunidade e tome medidas para pôr fim à violência antes dos Jogos Olímpicos de agosto.