postado em 02/05/2008 11:34
SANTIAGO - O vulcão Michimahuida, no sul do Chile, entrou em erupção na madrugada desta sexta-feira (02/05), fez com que 250 pessoas tivessem que abandonar suas casas e motivaram um alerta vermelho, informou o Escritório Nacional de Emergências (Onemi).
O vulcão, de 2.480 metros de altura, localizado cerca de 1.300 km ao sul de Santiago, começou a expelir material às 2h locais (3h de Brasília) e provocou uma chuva de cinzas que atingiu as cidades próximas. "Temos uma erupção com desprendimento de material do vulcão", disse o governador regional, Sergio Galilea. "Estabeleceu-se um Alerta Vermelho para a cidade de Chaitén devido à atividade vulcânica que se apresenta desde esta madrugada", assinalou por sua parte um comunicado da Onemi.
O escritório de emergência declarou que o número de pessoas deslocadas aumentou para 250, principalmente habitantes de comunidades próximas de El Amarillo e Chana, e disse que até agora não há registros de pessoas feridas ou danos produzidos por essa situação. Mais cedo, o governador Galilea havia dito que apenas 25 pessoas haviam sido retiradas do local. A Onemi disse que todos os deslocados foram levados até a cidade e Chaitén, a cerca de 35 km do vulcão.
Cerca de 60 tremores de média intensidade precederam a erupção foram sentidos desde quarta-feira. A chuva de cinzas chegou a cidades e povoados da província argentina de Chubut (sul), disse uma fonte comunal. O vulcão Michimahuida se encontra no Parque Pumalín, de propriedade do ecologista e milionário americano Douglas Tompkins.