postado em 02/05/2008 11:51
BAGDÁ - Quatro militantes armados morreram e nove ficaram feridos em confronto com o exército americano na madrugada desta sexta-feira (02/05) no sul de Bagdá, informaram fontes iraquianas e americanas. Uma autoridade de segurança iraquiana afirmou que os combates começaram na quinta-feira à noite e continuaram pela madrugada no bairro de Amel, no sudoeste da capital. Um médico do hospital Yarmukh de Bagdá confirmou os combates e indicou que foram hospitalizados vários feridos.
De acordo com o Exército dos Estados Unidos, os confrontos começaram na quinta-feira à noite quando uma patrulha enfrentou combatentes armados no setor xiita. As tropas americanas, que contavam com o apoio aéreo, enfrentaram e destruíram um número indeterminado de inimigos na zona, segundo comunicado que não detalhava se os inimigos eram militantes do Exército de Mahdi, a milícia do clérigo radical xiita Moqtada Sadr.
Tropas regulares iraquianas e unidades americanas se enfrentam em combates sangrentos desde o final de março com partidários do Exército de Mahdi, no bairro de Sadr City, ao noroeste de Bagdá.