postado em 02/05/2008 12:09
SANA - Pelo menos dezoito pessoas morreram, a maioria soldados, e 45 ficaram feridas nesta sexta-feira (02/05) em atentado a bomba em uma Mesquita de Saada, cidade do noroeste do Iêmen, cenário de uma rebelião xiita, informou uma fonte policial. Um primeiro balanço da polícia estabeleceu oito mortos e 45 feridos no atentado, que ocorreu quando os fiéis saíam da mesquita após as orações dessa sexta-feira.
Militares que faziam parte do grupo de fiéis explicaram que um microônibus estacionado no exterior da mesquita havia explodido. A província de Saada vive desde 2004 uma rebelião da minoria xiita zaidita que já deixou milhares de mortos. Habitantes do local afirmaram que o atentado poderia estar dirigido ao imã Ben Salman, que é também oficial do Exército do país e da tendência salagista do Islã.
As testemunhas disseram que esse líder religioso não havia sofrido ferimentos. A mesquita de Ben Salman é freqüentada por militares e recebe, assim como outros locais religiosos, orações tanto de sunitas quanto de xiitas zaiditas.