postado em 02/05/2008 15:12
MOSCOU - Dimitri Medvedev, 42 anos, vai se tornar neste dia 7 de maio o terceiro presidente da Rússia depois de Boris Yeltsin e Vladimir Putin.
A Rússia se prepara para três dias de "pompa e circunstância", que começarão com a cerimônia de posse no Kremlin - com prestação de juramento - e terminarão com um grande desfile militar digno da época soviética, em 9 de maio na Praça Vermelha, na presença de Medvedev e Putin.
Aliado do presidente Putin, Medvedev, que era primeiro vice-primeiro-ministro encarregado dos grandes programas sociais do país (saúde, alojamento, educação), obteve 70,28% dos votos em 2 de março, em uma eleição criticada pela oposição e pelos ocidentais.
Jurista de formação, e alto funcionário no Kremlin, Dmitri Medvedev apareceu como um candidato potencial quando foi nomeado primeiro vice-primeiro-ministro, em 2005, antes de receber oficialmente, no dia 10 de dezembro de 2007, o apoio de Putin.
Durante sua campanha, Medevdev apresentou apenas um programa: a continuidade da política de Putin, marcada por um crescimento importante (de 7% a 8%) graças ao dinheiro do petróleo e do gás, mas também por um recuo da democracia.
Terceiro mandato de Putin
Vladimir Putin, que em virtude da Constituição não podia se apresentar para um terceiro mandato consecutivo após oito anos no poder (2000-2008), prometeu se tornar o primeiro-ministro de Medvedev.
No dia 15 de abril, Putin também foi designado para a liderança do partido pró-Kremlin Rússia Unida, e muitos observadores consideram que ele poderia voltar ao Kremlin em 2012, data da próxima eleição presidencial.
Muitos analistas duvidam da capacidade de Medvedev em se firmar como o verdadeiro "patrão" da Rússia, com um Vladimir Putin ainda muito influente e apoiado pelos "siloviki", os falcões procedentes do Exército e do ex-KGB.
Uma das primeiras providências que Medvedev tomará como presidente será oficializar a nomeação de Putin como primeiro-ministro. "Em 7 de maio, o nome de Putin será submetido ao Parlamento, e em 8 de maio, será aprovado", anunciou o presidente da Duma, Boris Gryzlov.
Vladimir Putin afirmou que Medvedev será encarregado da política externa e da defesa, e prometeu se centralizar, como primeiro-ministro, nas questões econômicas e sociais.
Política com o Ocidente
Nascido, assim como Putin, em São Petersburgo (noroeste), Medvedev é considerado o mais "liberal" dos aliados do presidente russo.
Os ocidentais esperam que ele ajude a melhorar suas relações com a Rússia. Porém, Putin, determinado a restaurar a grandeza da Rússia após a humilhação da queda da União Soviética, já avisou que seu sucessor não será um interlocutor mais fácil do que ele.
Como para dar o tom, a Rússia promoverá em 9 de maio - data da vitória sobre a Alemanha nazista em 1945 - um grande desfile militar semelhante aos organizados na época da União Soviética, com tropas, blindados, e mísseis estratégicos.
O movimento de oposição Outra Rússia, liderado pelo ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov, prevê organizar manifestações na véspera da cerimônia de abertura.