postado em 02/05/2008 16:06
LITTLE ROCK ; O número de mortos com a tempestade e tornados que atingiram quatro estados americanos nesta sexta-feira (02/05) subiu para sete. Entre elas está uma adolescente de 15 anos.
O xerife do condado Van Buren, Scott Bradley, disse à CNN que três membros de uma mesma família morreram quando a casa onde estavam sofreu um impacto direto e foi totalmente destruída. Vinte e oito casas foram varridas pelo vento, e outras dez foram seriamente danificadas. Os tornados aconteceram de manhã, quando as pessoas se preparavam para ir ao trabalho ou à escola.
"Acho que teríamos tido mais mortos se não houvéssemos tido um alerta", afirmou o xerife, acrescentando que as operações de limpeza já começaram. Um pai e seu filho morreram quando um dos tornados atingiu a casa onde moravam, no condado de Conway, informaram os serviços de emergência locais. No povoado de Hensley pelo menos uma pessoa morreu.
Os tornados danificaram propriedades, arrancaram árvores pela raíz e deixaram milhares de lares e estabelecimentos sem energia no Arkansas. Também os estados de Kansas, Oklahoma e Missouri foram atingidos pelos tornados, provocados por um sistema de tempestades que ia em direção ao Illinois, a nordeste do Arkansas, segundo a rede de televisão ABC.
"É difícil passar por algumas estradas, por outras é impossível. Há muitos prejuízos", declarou Robert King, porta-voz da polícia do Missouri, ao jornal Kansas City Star. O Serviço Meteorológico Nacional emitiu alertas de tornado para grande parte do Arkansas na tarde desta sexta-feira. Esta foi a terceira onda de tornados a atingir o Arkansas este ano. Treze pessoas morreram por causa de uma delas em fevereiro.