postado em 02/05/2008 21:03
LA PAZ - Pelo menos 13 turistas - cinco japoneses, cinco israelenses e três bolivianos - morreram em um acidente numa estrada no extremo-sul da Bolívia, perto do Salar de Uyuni, uma zona muito freqüentada por visitantes estrangeiros, informaram fontes policiais nesta sexta-feira (02/05).
O acidente aconteceu na quinta à tarde, quando dois veículos bateram "de frente", em uma estrada perto dessa região. As causas do acidente estão sendo investigadas. "Ambos os veículos levavam 14 pessoas e, pelo choque, os dois explodiram. Por isso, os turistas morreram carbonizados", contou o coronel Julio Sepsel, comandante da Polícia de Potosí, departamento ao qual Uyuni pertence.
Entre as vítimas, estão os cidadãos israelenses Lirani Mitzohi, Shivan Budi, Ortal Du, Addy Rosman e Daniel Ashmon e os japoneses Kashima Eriko, Kowihua Fumiko, Ishikawa Keiko, Yatshuda Akeli e Yatshuda Naoyuki, de acordo com o último boletim policial.
Também morreram os bolivianos Juan Carlos Rosales, Isidra Colque e Ambrosio Aramayo, funcionários de uma empresa de turismo.
Sepsel relatou que há um único sobrevivente, de nacionalidade boliviana, que foi internado em um hospital da área, com queimaduras e hematomas diversos. O oficial informou que uma equipe de investigação já foi enviada para o local, para estabelecer as causas do acidente, que "estranhamente aconteceu em uma via ampla e plana".
Os corpos dos turistas foram levados para o necrotério de Uyuni.