postado em 03/05/2008 10:02
LONDRES - Um soldado britânico da Otan morreu e outros três ficaram feridos no Afeganistão em uma explosão, informou neste sábado (03/05) o ministério da Defesa da Grã-Bretanha. Os quatro militares pertenciam ao regimento de cavalaria Blues and Royals, o mesmo no qual o príncipe Harry, terceiro na linha de sucessão ao trono britânico, havia servido no início do ano. Um afegão ficou levemente ferido na explosão, segundo o ministério.
A Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan havia anunciado pouco antes que um soldado da organização havia morrido e outros dois se feriram, mas não informou a nacionalidade das vítimas, como de costume. ;Os soldados foram atingidos por uma explosão de origem desconhecida na sexta-feira, durante uma operação na província meridional de Helmand;, informou a Isaf em um comunicado.
De acordo com o ministério, o incidente aconteceu quando os militares faziam a segurança de uma patrulha de rotina na região de Nowzad, no norte de Helmand, onde se encontra a maior parte das forças britânicas no país. A morte do soldado eleva para 48 o número de militares estrangeiros mortos em combate no Afeganistão este ano, a maioria durante enfrentamentos com os talibãs.
A Isaf conta atualmente com cerca de 47 mil militares em solo afegão, dos quais 7.800 são britânicos. A Grã-Bretanha já perdeu 95 soldados no país desde o início das operações militares em 2001.