postado em 03/05/2008 10:03
WASHINGTON - A Organização dos Estados Americanos (OEA) expressou, na noite desta sexta-feira, sua solidariedade ao governo boliviano do presidente Evo Morales e defendeu a integridade territorial do país em uma resolução aprovada às vésperas do referendo de autonomia da região de Santa Cruz, marcado para o próximo domingo. No texto da resolução, os países membros da OEA declaram sua solidariedade e respaldo ao Povo da Bolívia, ao Governo Constitucional dirigido pelo Presidente Evo Morales Ayma, à institucionalidade democrática e às autoridades eleitas pelo povo boliviano.
O Conselho Permanente da instituição condenou qualquer tentativa de ruptura da ordem constitucional e da integridade territorial do país e fez um apelo a todos os atores para que suas ações sejam marcadas pelo respeito ao Estado de Direito, excluindo qualquer ação que possa levar a uma ruptura da paz e da ordem constitucional e afetar a convivência entre os bolivianos.
A região de Santa Cruz, que concentra 30% do PIB boliviano, vai às urnas no domingo para aprovar seu estatuto de governo autônomo, uma espécie de Constituição local. O presidente Morales condena a iniciativa e considera a consulta ilegal e separatista.