postado em 05/05/2008 08:34
MOSCOU - A Rússia demonstrará na sexta-feira seu potencial crescente em termos de defesa com um grande desfile militar na Praça Vermelha de Moscou para celebrar o aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, anunciou o presidente russo saliente, Vladimir Putin. "Não brandimos armas. Não ameaçamos ninguém e não pretendemos fazer isto, não impomos nada a ninguém", disse Putin em reunião de gabinete exibida pela televisão russa.
"É uma demonstração de nosso potencial crescente em matéria de defesa. Estamos na medida de defender nosso povo, nosso Estado, nossas riquezas e não deixaremos de fazer isto", afirmou Putin em seu último discurso como presidente aos ministros. Pela primeira vez desde 1990, carros de combate, lança-mísseis e outros equipamentos pesados participarão do desfile, como só acontecia na época soviética, quando a parada militar era usada como demonstração de força aos potenciais agressores imperialistas.
Além disso, cresce a preocupação em Moscou com a situação na Abkhazia, território separatista da Geórgia, onde a Rússia aumentou seu contingente de 1 mil para 3 mil homens acusando o governo georgiano de preparar uma operação militar. A Abkhazia, respaldada por Moscou, afirmou no domingo ter derrubado dois aviões sem piloto georgianos, informação negada por Tbilisi. Em 20 de abril, a Geórgia acusou a Rússia de ter derrubado um de seus aviões sem piloto que sobrevoava a região, aumentando ainda mais a tensão.