postado em 06/05/2008 22:09
Ciclone: é o nome geral que engloba diferentes fenômenos, como furacão, tufão e tornado. Ocorre quando frentes de ar quente e frio se chocam e produzem um redemoinho de alta velocidade de rotação, resultando em violentas tempestades. Um ciclone passa a ser assim chamado quando os ventos superam os 50km/h.
Furacão: é o ciclone característico das regiões do mar do Caribe (Oceano Atlântico). Atinge com freqüência países da América Central, do Caribe, México e Estados Unidos. Concentra ventos de velocidade superior a 118 km/h, gira em sentido horário no hemisfério sul ou anti-horário no hemisfério norte. O olho é uma área calma, que pode atingir até 16km de diâmetro.
Tufão: é o ciclone característico do Oceano Índico e do sul da Ásia. É um fenômeno causado pelos mesmos motivos que levam à formação de furacões, só muda a localização: pode surgir em qualquer ponto do litoral sul ou sudeste da Ásia, região bastante castigada pelos fortes ventos. Assim como o furacão, pode levar dias para ganhar dimensão.
Tornado: Ao contrário dos tufões e furacões, não se inclui na categoria dos ciclones tropicais. É um fenômeno principalmente continental, embora também surja no mar. Seu olho tem diâmetro bem menor que o de um furacão - entre 1km e 2km. No entanto, os ventos podem ser bem mais violentos, atingindo até 500km/h. Não costuma durar mais de uma hora. É mais comum nos EUA.