postado em 08/05/2008 11:43
MOSCOU - A Geórgia e a Rússia ficaram próximas de uma guerra nos últimos dias e a ameaça persiste, declarou nesta quinta-feira (08/05) o presidente georgiano Mikhail Saakashvili, citado por agências de notícias. "Acredito que há vários dias estivemos próximos de uma guerra com a Rússia", disse Saakashvili na cidade georgiana de Batumi, citado pelas agências russas RIA Novosti e Interfax.
"Se alguém quer anexar uma parte da Geórgia, isso terá, inevitavelmente, conseqüências no Cáucaso norte", advertiu Saakashvili, em alusão ao sentimento separatista nas repúblicas do Cáucaso russo como a Chechênia. Mais cedo, o ministério da Defesa da Abkhazia, região separatista pró-russa, afirmou que a sua defesa aérea havia derrubado outro avião-espião sem piloto (dron) georgiano que sobrevoava seu território.
"Outro avião-espião georgiano foi derrubado pela defesa aérea da Abkhazia", indicou o vice-ministro da Defesa, Anatoly Zaitsev. Contudo, em Tbilisi, o ministro georgiano do Interior, Chota Utiashvili, desmentiu que um dron tenha sido abatido. "Não é verdade, nenhum avião georgiano sobrevoou hoje a Abkhazia", afirmou. As autoridades da Abkhazia asseguraram no domingo passado que haviam abatido dois drones georgianos, informação também desmentida por Tbilisi.