postado em 08/05/2008 14:38
NOVA YORK - Os leitores do New York Post, um dos jornais populares mais lidos de Nova York, viram com surpresa nos últimos dias que a publicação ficava cada vez menor. Esta é uma medida de contenção de gastos que revela as dificuldades que atravessa a imprensa americana.
Desde o final de abril, o New York Post, que pertence ao magnata da mídia Rupert Murdoch, diminuiu 4 centímetros da sua altura, passando de 34 para 30 cm, ao ponto de quase parecer um quadrado. A porta-voz do Post, Suzanne Halpin, não explicou o motivo da medida. Mas esse tipo de redução, segundo os especialistas, permite economizar milhões de dólares em custos de impressão: o Wall Street Journal reduziu seu tamanho em 2007 e permitiu economia de 17 a 18 milhões de dólares por ano.
Segundo a imprensa americana, o NY Post perde aproximadamente 50 milhões de dólares anuais há dois anos. Murdoch havia reduzido, no ano passado, o preço pela metade: 25 centavos. Contudo, as vendas tiveram uma redução de 3% no primeiro trimestre, ou 702.488 exemplares, diante da concorrência da internet.