postado em 08/05/2008 16:21
LA PAZ - O presidente da Bolívia, Evo Morales, convocou nesta quinta-feira (08/05) os prefeitos dissidentes de Santa Cruz, Tarika, Beni e Pando, que exigem governos autônomos, para uma reunião na próxima segunda-feira. A reunião seria para estabelecer um diálogo em meio à crise política do país.
"Se os prefeitos quiserem testemunhas, mediadores, não tenho nenhum problema, principalmente testemunhas, porque não mentirei, não terei propostas debaixo da manga nem medo de nada", disse o presidente.
O porta-voz presidencial, Iván Canelas, especificou à AFP que "o diálogo (convocado por Morales) será na tarde de segunda-feira no palácio Quemado de La Paz".
Morales pediu também que a Igreja acompanhe o pedido de diálogo. No domingo, Santa Cruz realizou seu referendo que busca validar um estatuto autonômo, considerado ilegal e anticonstitucional pelo governo.
Os prefeitos, que pretendem realizar referendos semelhantes em Tarija, Beni e Pando até o final de junho, se opõem ao projeto de Constituição Política aprovado em dezembro pela Assembléia Constituinte e apoiado pelo Executivo.
A Bolívia se encontra dividida nessa questão e diversos organismos internacionais, entre eles a OEA, tenta uma aproximação entre o governo e a oposição.