postado em 09/05/2008 17:34
MONTEVIDÉU - Várias empresas aéreas cancelaram seus vôos em Montevidéu devido às cinzas do vulcão chileno Chaitén, informou a direção do Aeroporto Internacional de Carrasco de Montevidéu. "Neste momento cinco vôos estão cancelados", disse um porta-voz do terminal aéreo, entre eles um da companhia aérea americana American Airlines com destino a Miami e escala em Buenos Aires, e da empresa uruguaia Pluna, também em direção à capital argentina.
O Departamento Nacional de Meteorologia ainda não tem dados completos sobre a situação. "Estamos na expectativa. Nós não contamos com recursos para fazer medições, por isso aguardamos um aviso da Argentina", disse uma porta-voz.
O Chaitén é um maciço da Cordilheira dos Andes, limite natural entre a Argentina e o Chile, que entrou em erupção na semana passada e que se mantém muita atividade, ameaçando piorar o estado de emergência na região.
As autoridades chilenas fecharam nesta sexta-feira (09/05) o acesso ao povoado de Chaitén, ao sul, onde ficaram apenas animais após a retirada de mais de quatro mil pessoas.
As cinzas do vulcão, que chegaram até Buenos Aires, afetam também as províncias argentinas de Chubut, Rio Negro e Neuqúen (sul), Mendoza (oeste), La Pampa e San Luis (centro).