postado em 12/05/2008 09:25
Bagdá - Representantes de diversas facções políticas xiitas assinaram nesta segunda-feira (12/05) um cessar-fogo com o objetivo de acabar com a violência no bairro de Cidade Sadr, em Bagdá, anunciou o deputado Khalid al-Attiyah, vice-presidente do Parlamento iraquiano. Attiyah comentou que o acordo foi formalmente assinado nesta segunda, mas já havia entrado em vigor neste domingo. O acordo foi assinado por cinco representantes do clérigo radical xiita Muqtada al-Sadr e por quatro integrantes da bancada xiita no Parlamento do Iraque.
Cidade Sadr é um bairro pobre de Bagdá onde vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas. A região, de maioria xiita, é um bastião de al-Sadr. Segundo o deputado, as forças de segurança do governo poderão entrar no bairro xiita na quarta-feira.
A atual série de confrontos começou no fim de março, quando o governo iraquiano deflagrou uma ofensiva contra grupos armados xiitas em Basra, no sul do Iraque. A violência rapidamente chegou às áreas xiitas de Bagdá, concentrando-se depois em Cidade Sadr.