postado em 12/05/2008 15:44
O líder oposicionista sudanês Hassan Turabi foi detido hoje (12/05) por 15 horas e depois liberado. O governo acusa Turabi de vínculos com rebeldes de Darfur que realizaram um ataque perto da capital do país na semana passada. Turabi foi preso em sua residência em Cartum, a capital sudanesa. Pelo menos dez outros membros do Partido Congresso Popular foram detidos, segundo Awadh Ba Bakr, aliado próximo do líder oposicionista. Bakr disse que o líder não foi acusado por nenhum crime.
Acredita-se que Turabi tenha grande influência sobre Khalil Ibrahim, líder do Movimento Justiça e Igualdade, cujos membros lançaram forte ataque no sábado perto de Cartum. O local fica a centenas de quilômetros de suas bases, no extremo oeste do país. A ação foi o mais perto que os rebeldes de Darfur chegaram do governo sudanês. Eles acusam os governantes de marginalizar as minorias étnicas africanas e piorar a crise humanitária na área. Um funcionário do governo, falando sob condição de anonimato, informou que rebeldes detidos haviam implicado Turabi em uma "conspiração".
Com doutorado pela Sorbonne, Turabi é um dos fundadores do islamismo político no Sudão. Ele forneceu a base ideológica para o golpe do presidente Omar al-Bashir e a criação de um Estado islâmico, em 1989. Junto com Ibrahim, fez parte do governo de Bashir. Ibrahim denunciou, porém, o governo sudanês por marginalizar os africanos étnicos. Em seguida, pegou em armas.